Por que devemos evitar de tomar suco de laranja todos os dias?

2015-04-10_190211

 

Um estudo  mostra que  o suco de laranja pode provocar um pico e uma queda de açúcar no sangue, o que a longo prazo pode acarretar em um aumento do peso

 

Embora existam cada vez mais opções de sucos saudáveis ​​de fruta, verduras ou vitaminas para começar o dia, o suco de laranja continua sendo uma das bebidas preferidas para “começar com tudo”. Os tempos estão mudando, a cultura sobre a importância nutricional e o conhecimento sobre como os alimentos consumidos influenciam na saúde estão aumentando. Mas no caso do popular suco cítrico, o costume de tomá-lo remonta a décadas e, inclusive, atravessa gerações.

Pode-se abandonar uma bebida cujo consumo foi cultivado pelos pais desde a infância? Parece difícil. E a verdade é que existe um grande questionamento acerca dos benefícios do suco de laranja. O assunto, por si só, gera discórdia entre os profissionais de saúde e da nutrição. Há quem incentive seu consumo, e quem, por outro lado, alerte que a prática pode ser prejudicial à saúde.

“Se falarmos dos nutrientes que a laranja fornece ao corpo como uma fruta inteira, encontramos muitos, mas se destacam principalmente os carboidratos simples e a vitamina C”, explica Juliana Gimenez, nutricionista. Na mesma linha, ela acrescenta que a laranja contém grandes quantidades de fibras e, em menor quantidade, fornece potássio, folatos e cálcio.

Gimenez destaca que, graças aos nutrientes mencionados, a laranja apresenta benefícios como: aumento da função imunológica devido à vitamina C, melhora da digestão devido ao seu alto teor de fibras, e produz melhorias no sistema cardiovascular devido à sua alta contribuição de compostos antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo. Porém, a nutricionista esclarece que essas propriedades são efetivas quando a fruta é consumida inteira e não como suco.

Faz bem tomar suco de laranja todos os dias?

Segundo Gimenez, é importante ter em mente que ao consumir a laranja na forma de suco, são consumidas duas ou três unidades da fruta. Dessa forma, há uma maior concentração de açúcares, o que acaba afetando os níveis de açúcar no sangue, tornando-se algo perigoso, principalmente para pessoas com diabetes. Da mesma maneira, acrescenta que em pessoas com azia frequente deve-se avaliar a tolerância, pois, como a bebida contém grandes quantidades de ácido cítrico, aumenta a acidez do estômago e pode gerar sintomas de desconforto.

Além disso, a nutricionista e diretora da Nutrim, Mariana Patrón Farias explica que existem duas grandes diferenças entre consumir diariamente o suco de laranja e consumir a fruta inteira. Como ponto principal, ela destaca a saciedade.

“O suco não requer mastigação como a fruta. Assim, beber não sacia. Por outro lado, se você comer a fruta, vai se sentir saciado graças ao rico teor de fibras”, afirma.

Como segundo ponto, Farias destaca o índice glicêmico. “O suco concentra cerca de 10% de açúcares provenientes da fruta, valor semelhante à de um refrigerante comum, embora de origem diferente e com excesso de aditivos neste último caso”, observa. Posteriormente, justifica que ao desperdiçar a fibra da laranja transformando-a em suco, após seu consumo, ocorre um aumento da glicemia (glicose no sangue).

Um estudo publicado na revista JAMA Network mostra que por não conter nenhum nutriente que sacia e que desacelera a digestão, o suco de laranja pode provocar um pico e uma queda de açúcar no sangue, o que a longo prazo pode acarretar em um aumento do peso.

E, como se não bastassem tais afirmações, o médico americano e especialista em obesidade, Robert Lustig, autor de “Fat Chance: The Bitter Truth About Sugar”, estabelece em seu livro que beber suco de fruta é pior do que beber refrigerante. De acordo com Lustig, descartar a fibra da fruta depois de espremê-la aumenta a absorção de frutose e diminui a presença de nutrientes, principalmente da vitamina C.

Sobre se vale a pena substituir o suco de laranja pelo suco de outra fruta, Gimenez adverte: “Considerando a questão da perda de fibras e dos picos de açúcar no sangue, a situação seria a mesma com outras frutas. Por isso, o que deve mudar é o modo de consumo”.

Por último, a nutricionista acrescenta que, se for consumir de vez em quando, o suco de laranja deve ser tomado imediatamente após ser feito, já que, ao entrar em contato com o oxigênio, ele oxida e perde nutrientes.