População poderá fazer testes de Hepatites na Via Del Vino no sábado

2015-04-10_190211

Neste sábado (27), a comunidade de Bento Gonçalves poderá fazer testes gratuitos de hepatites na Unidade Móvel de Saúde, das 8h às 14h.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, faz parte de uma atividade de prevenção as hepatites virais. Os testes são sigilosos, sendo necessário que o interessado apresente o cartão do SUS e a carteira de identidade.
As hepatites são consideradas doenças silenciosas, que não apresentam muitos sintomas no início e muitas vezes são diagnosticadas ao acaso.
De acordo com o levantamento feito pelo Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA, a Hepatite B tem maior incidência na região, em relação a outras hepatites.
A hepatite é caracterizada por uma inflamação no fígado, que pode ser causada por alguns fatores, como: vírus, alguns remédios, álcool e demais drogas. Além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. Como mencionado anteriormente, nem sempre a doença apresenta sintomas, entretanto, quando aparecem podem ser: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
A maior incidência na região, é de Hepatite B que é uma doença infecciosa, conhecida também por ser soro-homóloga. Como o vírus está presente no sangue, no esperma e no leite materno, a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Causas de transmissão
Relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
De mãe infectada para filho durante a gestação, parto ou amamentação;Ao compartilhar materiais de uso pessoal como cachimbo, seringa e agulhas; Ao compartilhar objetos que possam furar ou cortar, tais como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha;Através de tatuagens e colocação de piercings em locais que não cumprem as normas de saúde e segurança; Através de transfusão de sangue contaminado.A cirrose hepática é responsável pela maioria dos transplante de fígado, chegando a percentuais entre 70% e 90%. Cerca de 20 a 50% dos casos de cirrose são conseqüência das Hepatites B e C. Sendo que, a Hepatite C é a primeira causa de transplante de fígado no mundo. A evolução das hepatites até a doença cirrose pode levar de 20 a 30 anos da doença.
Já a Hepatite do tipo A é chamada de oral-fecal, pois é contraída a partir do consumo de água e alimentos contendo fezes de indivíduos infectados com a doença. A prevenção se dá, através da lavagem das mãos, higienização correta dos alimentos ingeridos crus e, também, pela vacinação (crianças com um ano de idade – conforme calendário vacinal).
Os testes para Hepatite B e C podem ser feitos durante o ano todo, no Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) e nas Unidades Básicas de Saúde.
O agendamento pode ser realizado através dos telefones das Unidades ou do SAE/CTA, no (54) 3055-8484.