Pomada Caseira tipo Vick: 3 receitas

2015-04-10_190211

A grande maioria das pessoas conhece aquela pomadinha transparente, com cheirinho de cânfora e eucalipto, usada desde o tempo de muitas mamães e vovós para descongestionar nariz entupido e aliviar os sintomas de gripes e resfriados, certo?!
sso mesmo, hoje vamos falar da tradicional pomadinha Vick Vaporub! Vamos saber mais sobre o que é (para quem não conhece), como usar, quando usar e quando não usar também… E o melhor: quer aprender a fazer a versão caseira dela?!

Um pouco do que
é o Vick
A pomada Vick Vaporub é um descongestionante e vaporizante que surgiu em 1885 quando tinha o nome de Vick Garupa Magia. Ela é composta por mentol, cânfora e óleo de eucalipto, pois a mistura desses ingredientes ajudam a desentupir o nariz, alivia os sintomas de gripes e resfriados, acalma a tosse, descongestiona o peito, e promete eliminar as dores no corpo.

Cuidados com o uso
O próprio fabricante indica a utilização para aliviar os sintomas da gripe. Massagear uma fina camada no peito para acalmar a tosse; no pescoço para que o vapor seja inalado melhorando a respiração; e nas costas para aquecer e promover uma sensação de relaxamento e bem estar.
Também é possível fazer inalação colocando 2 colheres de chá de Vick Vaporub em uma vasilha com meio litro de água quente. Misture e inale os vapores.
Recomenda-se a utilização de Vick Vaporub em crianças acima de 2 anos e em adultos, desde que em ambas as faixas não sejam apresentadas alergias aos componentes da fórmula.

Como fazer pomada
tipo Vick em casa?
O que já era bom, ficou ainda melhor! Sabemos que o processo de fabricação da maioria dos medicamentos envolve a utilização de alguns componentes químicos ou tóxicos que podem prejudicar nosso organismo ao longo da vida.
Por isso, buscamos sempre aprender mais sobre as opções naturais e caseiras com ingredientes simples que podem ser adquiridos tanto na natureza, quanto em lojas de produtos naturais, além de serem super fáceis de fazer!

Primeira receita
½ xícara de óleo de côco;
2 colheres de sopa de cera de abelha;
20 gotas de óleo essencial de hortelã;
20 gotas de óleo essencial de eucalipto;
10 gotas de óleo essencial de alecrim.
O modo de preparo é bem simples: em uma tigela de vidro, coloque o óleo de côco e a cera de abelha, derreta em banho maria e depois que estiver derretido, acrescente os outros ingredientes e pronto!
Coloque a mistura em um potinho de vidro e use como de costume. A validade é de até 2 anos.

Segunda receita
50 g de vaselina sólida em temperatura ambiente;
4 g de cânfora refinada ralada;
35 gotas de óleo de eucalipto puro.
Para preparar é só misturar tudo em um pote e transferir para um frasco ou potinho menor, limpo e esterilizado. Depois de preparar a pomada, Diego dá suas dicas de uso para potencializar seus efeitos tanto no uso próprio quanto na casa, como repelente e como presente de alguém que se preocupa com o bem estar do próximo!

Terceira reveita
Para esta receita as medidas são as seguintes:
30 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta;
2 colheres de sopa de cera de abelha;
30 gotas de óleo essencial de eucalipto;
1/3de xícara e 1 colher de óleo de côco;
12 gotas de óleo de vitamina (opcional).
Para preparar também é muito simples: coloque a cera de abelha e o óleo de côco em uma panela e deixe-os em fogo baixo até misturar bem. Desligue o fogo e deixe esfriar por 1 minuto. Acrescente os óleos essenciais, misture e coloque em um recipiente com tampa.