Nevoeiro cinza chegou no norte do estado com o fluxo de vento trazendo fuligem e poluição na sexta-feira ( veja galeria de imagens)
Muitas cidades gaúchas perceberam uma neblina baixa que reduziu a visibilidade o dia todo de sexta-feira, 9, impactadas pela fumaça vinda de queimadas no norte e no nordeste do Brasil .
São Paulo amanheceu com o céu rosado e cheiro de fumaça e o índice de qualidade do ar 102% contaminado.( veja imagem na galeria)
A fumaça já havia sido percebida nesta manhã na capital de São Paulo, que amanheceu com o céu com uma tonalidade rosa e cheiro de fumaça. Segundo Carine Gama, meteorologista da Climatempo, não é possível precisar se a origem da fuligem é a floresta amazônica, ainda que ela concentre em torno de 60% das queimadas no Brasil atualmente, uma vez que também há casos de fogo acontecendo em outros biomas, como o cerrado.
No Rio Grande do Sul, uma frente fria acompanhada de instabilidade impossibilita distinguir, nos satélites, o que é fumaça das queimadas e o que é nebulosidade normal. A chuva também ajuda a limpar o ar dessa fuligem. No entanto, como a fumaça é percebida no oeste catarinense, a chance de que ela esteja afetando também o noroeste gaúcho é grande.