Polo moveleiro de Bento Gonçalves tem maior índice de exportações desde 2009

2015-04-10_190211

O setor moveleiro da região de Bento Gonçalves tem muito a comemorar. Dados divulgados pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) mostram que os produtos da região, incluindo os municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, movimentaram US$ 75,1 milhões. O volume é 57,9% superior ao ano de 2020 e o mais expressivo desde 2009.

Conforme o diretor Internacional do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Cleberton Ferri, os móveis produzidos na região conquistaram o gosto dos consumidores em outros países. “De olho nas vantagens da internacionalização empresarial, o Sindmóveis reforça entre seus associados a importância de quesitos como inovação, qualidade e design para um bom posicionamento externo. Além disso, também há interesse e dedicação das empresas, com aposta contínua em fortalecer seu posicionamento fora do Brasil. O desempenho de 2021 mostra que estamos seguindo a via certa”, afirma ele.

O setor a nível nacional e estadual também tiveram altas, respectivamente, de 51% e 63,9%. Os dez principais destinos dos móveis produzidos no polo moveleiro de Bento Gonçalves em 2021 foram Estados Unidos, Chile, Uruguai, Peru, Reino Unido, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico e Arábia Saudita. Juntos, representaram cerca de 81,4% do total exportado. O crescimento das exportações para o Chile foi o mais expressivo, ficando acima de 185%.

Ferri destaca que as vendas internacionais têm potencial para se manterem interessantes em 2022, especialmente por causa das feiras Fimma e Movelsul, que ocorrerão em conjunto de 14 a 17 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. “Com visitantes e compradores de outros países, o evento vai reunir excelentes oportunidades para empresas que desejam iniciar ou reforçar parcerias no mercado externo”, diz ele.