Pesquisadores utilizam inteligência artificial para identificar tomate orgânico

2015-04-10_190211
Organic food farm.

O objetivo dos pesquisadores é criar um equipamento para que essa tecnologia chegue até aos supermercados

Para ser considerado orgânico, o alimento precisa ter no máximo 5% de ingredientes não-orgânicos. Orgânico é aquele alimento produzido de maneira natural, sem o uso de agrotóxicos ou fertilizantes. Só de olhar, você consegue identificar se um produto é orgânico ou não? Mesmo com o selo de certificação é preciso ficar atento.

 

Pensando nisso, pesquisadores desenvolveram inteligência artificial para identificar tomate orgânico. Através do método desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas, é possível encontrar resíduos químicos em tomates. O objetivo dos pesquisadores é criar um equipamento para que essa tecnologia não fique só ambiente científico e chegue até aos supermercados.

 

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica Food Chemistry. Com a inovação o consumidor irá poder checar se está comprando “gato por lebre”. Orgânicos são mais caros que os alimentos tradicionais, devido ao custo “O consumidor vai ter a certeza de que está consumindo um produto orgânico, o que é muito importante”, enfatiza o professor responsável pela pesquisa, Rodrigo Catharino.

 

Embora o tomate tenha servido como base da pesquisa, outras frutas e verduras também poderão ser analisadas. Agora os pesquisadores esperam parcerias para que o equipamento seja produzido em grande escala e chegue até o consumidor