Pesquisa aponta por Microplástico na corrente sanguínea de humanos

2015-04-10_190211

 

Material microscópico acessa o organismo humano através de embalagens e garrafas plásticas, entre outros produtos de consumo

 

Os microplásticos são conhecidamente um problema nos oceanos, o que motiva a ONU a costurar um acordo mundial para a diminuição da produção de plásticos descartáveis. Porém uma pesquisa holandesa mostra que esses materiais, que por vezes chegam a ser 20 vezes mais finos que um fio de cabelo, estão também nas profundezas da corrente sanguínea humana.

Partículas destes materiais foram descobertas em 77% dos adultos saudáveis ​​testados na Holanda em 2021 após doações de sangue. A incidência do microplástico no sangue levanta preocupações de onde esses materiais poderiam se infiltrar, desde tecidos a órgãos do corpo humano.

O estudo ainda é pequeno para acarretar em grandes alertas mundiais, uma vez que examinou 22 pessoas.

Contudo ele fortalece o consenso de que o material que compõe sacolas de supermercado, embalagens e garrafas PET é ingerido por consumidores junto com os produtos.

Quase 80% dos doadores no estudo, publicado na revista Environmental International, tinham partículas de plástico quantificáveis ​​em seu sangue. O PET (polietileno tereftalato), usado para fazer garrafas de bebidas, foi localizado em 50% dos doadores, enquanto o poliestireno – usado para embalagens foi descoberto em 36%.

A terceira partícula mais comum foi o polietileno, comumente usado para fazer sacolas plásticas de compras, encontrado em 23% dos participantes.

O microplástico entra no corpo humano na maior parte das vezes por ingestão ou inalação. Pontos de contato considerados podem ser produtos de cuidados pessoais, incluindo creme dental, brilho labial e tinta de tatuagem.

Uma preocupação dos cientistas, é que as partículas possam ser transportadas por células imunológicas no sangue, o que poderia afetar a regulação das defesas naturais no corpo humano, porém é necessário mais pesquisas para determinar com precisão os efeitos do microplástico no organismo.