Parceria entre IFRS e MPT vai qualificar espaço de trabalho de recicladores

2015-04-10_190211

Projeto “Reciclando Histórias” transforma valores arrecadados de multas trabalhistas em ações de extensão em prol da sociedade

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) firmou parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) em um projeto denominado “Reciclando Histórias”. As primeiras entidades beneficiadas pelo projeto serão as associações de recicladores Girassol e Santa Rita, ambas situadas em Caxias do Sul.

A primeira empresa integrante do projeto irá direcionar o valor total de R$ 300 mil reais em multas para a realização das ações. Segundo a coordenadora do projeto no IFRS, a pró-reitora adjunta de Extensão, Daiane Toigo Trentin, do valor total, cerca de R$ 200 mil serão utilizados para benfeitorias e o restante, foram adquiridos e doados ao Campus Caxias do Sul do IFRS dois equipamentos – máquina CNC e impressora 3D – como forma de contrapartida.

Nas associações de recicladores serão realizadas melhorias na infraestrutura física, priorizando a segurança e o bem-estar; regularizar o Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) dos locais reformar a parte elétrica, construir vestiários, banheiros e um novo refeitório para os trabalhadores.

Além das obras, o IFRS promoverá cursos na área de segurança do trabalho, saúde, aprimoramento na triagem e destinação correta dos resíduos selecionados, agregando capacitação e maior valor ao produto final das associações.

As empresas interessadas em participar do Projeto “Reciclando Histórias” poderão entrar em contato pelo e-mail proex@ifrs.edu.br ou diretamente com o Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul.