Para onde vão os temporais nesta quinta, segundo Metsul

2015-04-10_190211

Temporais de chuva, vento e granizo atingiram os três estados do Sul nesta quarta com danos em diferentes cidades
Temporais, alguns fortes a severos, atingiram os três estados do Sul do Brasil no final da terça e durante esta quarta-feira.

As tempestades vieram com volumes de chuva muito altos, granizo de variado tamanho e ainda vendavais com estragos. A onda de tempestades foi resultado da atuação de uma área de baixa pressão sobre o Sul do país enquanto uma frente fria avançava pela região associada a um ciclone na costa de Buenos Aires.

No Rio Grande do Sul, o maior causador de estragos foi o granizo. Pedras médias a grandes, até com diâmetros que permitem classificar como granizo gigante, atingiram várias cidades do Centro, Oeste, Noroeste e o Norte do estado.

As mais afetadas pelo granizo foram as do Noroeste. Já os maiores prejuízos foram observados em São Nicolau e Barros Cassal. Houve ainda vento forte em diversas localidades. Em Giruá, propriedade rural teve galpão destruído pelo vento.

No Paraná, vendavais e granizo causaram destelhamentos e queda de árvores em várias cidades. O episódio mais grave foi o de um tornado em Cascavel, no Oeste. A chuva foi excessivas e causou problemas nos três estados do Sul. Passo Fundo foi a cidade mais castigada pelas intensas precipitações no Rio Grande do Sul. Houve muitos alagamentos na localidade do Planalto Médio gaúcho.

Os maiores volumes de chuva no estado até o fim da tarde ontem eram de 169 mm em Redentora, 155 mm em Horizontina, 153 mm em Passo Fundo, 134 mm em Palmeira das Missões, 123 mm em Santo Augusto e 112 mm em Frederico Westphalen. Em Santa Catarina, chuva excessiva atingiu diversas regiões, especialmente do Meio-Oeste ao Nordeste catarinense com 171 mm em Tangará e 134 mm em Concórdia, dentre muitos registros acima de 100 mm.

Em muitas cidades houve alagamentos e inundações, inclusive na capital Florianópolis. A chuva intensa ainda causou deslizamentos. A preocupação agora é com enchentes e um dos rios que preocupa é o Itajaí-Açu, como em Blumenau. Outra cidade em alerta para enchente é Rio do Sul. São Bento do Sul decretou emergência pelos efeitos da chuva na cidade.

O risco de temporais cessa nos estados gaúcho e catarinense nesta quinta, embora ainda se preveja chuva e garoa em parte do dia em algumas regiões dos dois estados. Com o avanço de ar seco, impulsionado por baixas pressões no oceano, tempo firme na maior parte dos territórios catarinense e gaúcho. A instabilidade maior nesta quinta se concentra ainda em algumas regiões do Paraná e de São Paulo, mas o risco de tempestades é muito menor nesta quinta-feira no estado paranaense com a instabilidade mais concentrada no Leste.

Em São Paulo, a elevada umidade com ar quente favorece chuva forte isolada e temporais localizados. A cidade de São Paulo está entre os municípios paulistas que terão chuva no decorrer do dia. Mato Grosso do Sul também pode ter tempestades isoladas.