Pandemia volta a pressionar hospitais no Rio Grande do Sul

2015-04-10_190211

 Novos pacientes contaminads por coronavírus cresceu em 70% em duas semanas

As informações  são do Comitê de Dados do governo estadual do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), que apontam um acumulado  de internações que passou de 158 casoso até o dia 7 de maio , para 269  na semana anterior a o dia 21.

Estes números são só de novos casos, sem considerar aos já internados  ou  atendidos previamente.  Em razão da piora generalizada nos indicadores, na semana passada o governo gaúcho emitiu avisos para todas as regiões pelo Sistema 3 As de monitoramento, sugeriu que os comitês regionais avaliem o uso de máscara em locais fechados e reforçou a importância de completar o esquema vacinal com dose de reforço. 

Já os registros do Ministério da Saúde indicam que a média móvel de óbitos diários, calculada para um período de sete dias, cresceu 36,6% neste domingo em comparação a duas semanas antes no Estado .

Mesmo considerando este salto, vale ressaltar que o número de mortes segue   abaixo do período de áuge da  da pandemia. Hoje a  média está em oito óbitos diários, contra 5,9 de duas semanas anteriors, mas não chega nem perto dos  303 diários, registados em abril2021 . A queda nesse indicador nos meses seguintes pode ser atribuída principalmente às vacinas.