Ovo, frango e porco podem ficar até 50% mais caros

2015-04-10_190211
A alta é consequência do aumento dos preços do farelo de soja e milho, principais componentes da nutrição de suínos e frangos. Foto: Reprodução

Alta nos insumos parra produção devem gerar reflexo nos preços ao consumidor

O preço alto da carne de boi fez os consumidores procurarem opções em ovos, carne de frango e porco. Mas até mesmo esses produtos podem ficar até 50% mais caros ainda este ano, projetam associações de produtores.

A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Segundo a entidade, isso ocorrerá devido ao aumento dos custos de produção nos últimos 12 meses. O ICP (índice de Custo de Produção) de junho da Embrapa Suínos e Aves aumentou 52,3% para frangos e 47,53% para suínos.

A alta é consequência do aumento dos preços do farelo de soja e milho, principais componentes da nutrição de suínos e frangos – os custos com nutrição correspondem a 75% no ICP de frangos e a 80,8% no de suínos.
A ração tende a ficar ainda mais cara, por conta da redução da produção do milho da safrinha, colhido no segundo semestre do ano. No Mato Grosso do Sul, por exemplo, a seca e a geada devem causar perdas de quase 3 milhões de toneladas, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja e milho) de Mato Grosso do Sul.

Como se não bastassem esses problemas, os produtores rurais de soja e milho do país estão tendo de lidar com a falta de informações sobre os preços futuros dos insumos, como adubos, fertilizantes e agrotóxicos, que, em sua maioria, são importados pelas grandes revendas.