Otite é recorrente em cães de orelha longa

2015-04-10_190211
Orelhas que abafam o canal auditivo facilitam a proliferação de fundos e bactérias. Mantenha a higiene limpando uma vez por semana as orelhas do seu cachorro

A otite canina é um processo inflamatório que envolve a parte externa do ouvido. É uma das doenças mais e apresenta características peculiares: dificuldade na prevenção, no tratamento e na eliminação das causas que levam a reincidências.
A maioria das raças de cães apresenta um canal auditivo bem longo, quando comparado ao ouvido humano, o que facilita o aparecimento de infecções e dificulta o tratamento. Cães com orelhas longas e caídas, são os mais predispostos a problemas de ouvidos do que outros cães, pois as orelhas caídas obstruem a entrada de ar e a secagem adequada do canal auditivo. O resultado é um ambiente quente, úmido e escuro, com perfeitas condições de crescimento de microrganismos, como leveduras, fungos e bactérias.

Tipos de otite canina
A otite pode ter várias causas e afetar partes diferentes do ouvido dos cães. Ela é denominada otite externa, otite média ou otite interna, variando de acordo com o local prejudicado pelo problema.

Infecção
A otite infecciosa é causada por bactérias e normalmente tem pus. É preciso tratar com antibióticos (injetáveis e orais) juntamente com medicamento tópico (aplicado na região).

Fungos
É a forma mais comum de otite. Os sintomas são excesso de cera com cheiro adocicado, normalmente causada pela Malassézia.

Parasitas
Parasitas como carrapatos e ácaros são os agentes desse tipo de otite. Para tratamento de parasitas é necessário o uso de medicamentos específicos com a gravidade.

Produção excessiva de cera
Alguns indivíduos produzem muita cera, mais do que o normal. Essa cera acumulada fermenta e inflama, causando a otite.

Outros fatores
Traumas, alergias, tumores, questões hormonais e a presença de algum corpo estranho no ouvido do animal também podem influenciar no aparecimento da otite canina.

Raças mais afetadas pela otite
Algumas raças tem mais tendência que outras, principalmente por conta do formato da orelha, que abafa a região e facilita a proliferação de fundos e bactérias. Como por exemplo as raças:
Cocker Spaniel
Basset Hound
Golden Retriever
Dachshund
Setter Irlandês
Labrador
Cavalier King Charles Spaniel
Bloodhound

Os sintomas da otite em cães
Dependendo do tipo da otite, os sintomas podem variar. Mas, há alguns sintomas clássicos e comuns. Se você perceber alguns desses sintomas no seu cachorro, leve-o urgentemente ao veterinário.
Coceira intensa nas orelhas: o cachorro fica balançando a cabeça, coçando a orelha com as patas, esfregando as orelhas em móveis e no chão;
O cão pode ficar com a cabeça meio de lado;
Secreções: em alguns casos, o cão pode apresentar pus nas orelhas;
Mau cheiro que vem das orelhas do cão;
Vermelhidão, escurecimento ou crostas no ouvido;
Inchaço nas orelhas;
Perda de audição;
Dor intensa: o cachorro demonstra que está com dor quando alguém chega perto de suas orelhas ou quando alguém toca em suas orelhas. Ele se afasta ou tenta morder quem se aproxima;

Tratamento da otite em cachorros
O tratamento das otites está associado ao uso de medicação tópica e à limpeza dos ouvidos. Em alguns casos há a necessidade de se associar à medicação tópica, antibióticos e/ou anti-inflamatórios. O remédio é definido pelo veterinário, por isso não aconselhamos medicar seu pet sem orientação. Às vezes pode ser necessário o uso de medicamentos injetáveis.
O sucesso terapêutico da medicação tópica depende do dono respeitar e tratar da forma correta o tratamento indicado e respeitar os intervalos de medicação. Muitas vezes essa parte, que deveria ser a mais simples do processo, torna-se justamente o entrave do sucesso do tratamento. Ou seja, se você precisa pingar 10 gotas em cada ouvido de 8 em 8 horas, faça exatamente dessa forma.

Prevenção da otite canina
Mantenha a higiene dos ouvidos e orelhas. Uma vez por semana, limpe as orelhas do seu cachorro.
Se seu cachorro tem muito pelo na região interna das orelhas, leve-o pra fazer uma tosa higiênica sempre que possível, para evitar retenção de sujeira nessa região.
Se seu cão tem orelhas muito compridas, o ideal é um potinho de água fundo e estreito, para que ele não molhe as orelhas quando for beber água.
Mantenha as orelhas deles sempre secas e quando for dar banho, coloque algodão nos ouvidos do cachorro para evitar que entre água. No final do banho, seque bem a região.