Os segredos da poda das plantas domésticas

2015-04-10_190211

Plantas trazem cor e ar fresco a qualquer ambiente. Para mantê-las com um bom aspecto, pode-as regularmente com uma tesoura afiada ou uma tesoura de jardinagem. Para começar, remova folhas, galhos e flores mortas. Feito isso, corte os galhos e caules que tenham crescido excessivamente. A fertilização periódica e a irrigação regular são outras atitudes que podem ajudar a conservar a saúde e a alegria de suas plantinhas.

Removendo flores, folhas e galhos mortos
Use uma tesoura de jardinagem ou uma tesoura comum. A despeito do tipo de tesoura escolhido, ela deve estar bem afiada, já que lâminas cegas prejudicam as plantas. Se notar qualquer sujeira na tesoura, mergulhe-a numa solução de água e 1 colher de chá de água sanitária e seque-a com um pano. Usar ferramentas limpas garante que os vegetais não sejam expostos a bactérias e pestes.
Tesouras de jardinagem podem ser adquiridas via internet ou em lojas de ferragens.
Use luvas de jardinagem se tiver medo de cortar as mãos durante a poda.
Pode as plantas no começo da estação vegetativa. Plantas não floríferas devem ser podadas no fim do inverno. Já as floríferas, só depois da floração.
Não faça a poda enquanto a planta tiver algum botão fechado.
Corte folhas e galhos mortos num ângulo de 45°. Vasculhe o vegetal à procura de folhas e partes marrons ou descoloridas (ou, em algumas espécies, ressecadas ou murchas). Arranque-as um pouco depois da área afetada fazendo um ângulo de 45° com a tesoura. Desse modo, a planta ficará com a maior quantidade possível de tecido saudável.[3]
Não apare folhas e galhos que tenham um aspecto verde, vistoso.
Se um grupo de folhas adjacentes parece morto, é possível cortar o galho todo. É importante deixar intacto o caule da planta e, como dito acima, cortar o galho em questão num ângulo de 45°.

Corte as flores mortas
Se você tem uma planta em época de floração, cheque periodicamente se há flores mortas, o que se pode notar pelo aspecto marrom, descolorido ou murcho delas, além de parecerem secas ao toque. Corte-as bem na base do receptáculo.[4]
Remover flores mortas ou que estejam morrendo estimula o vegetal a dar origem a novos botões.

Podando galhos avantajados
Pode metade dos maiores ramos da planta em aproximadamente ⅓ do seu comprimento. Lembre-se de que os cortes devem ter um ângulo de 45°.[5]
Se há ramos nascendo nos galhos próximos à base da planta, você pode podar alguns deles.
Não pode os nódulos, que são os botões que ainda não despontaram.

Não irrigue em excesso
Cuidar bem de plantas passa por saber quando regá-las. Espécies finas e delicadas vão precisar de mais água do que as suculentas. Para saber quando é necessário fazer uma nova irrigação, basta enfiar o dedo 2,5 cm na terra. Se você não a sentir úmida, obviamente, é porque a planta precisa de água.
Fique atento aos sinais de irrigação excessiva, como a perda de folhas (tanto velhas quanto novas); a presença raízes amarronzadas, murchas no fundo do vaso; flores emboloradas e folhas subdesenvolvidas com manchas marrons.