Os cuidados para ter uma tartaruga de estimação

2015-04-10_190211

Temperatura adequada, qualidade da água e alimentação são aspectos importantes de manter a saúde de tartarugas aquáticas, semi- aquáticas e as terrestres. Uma vez que este não é um animal que necessita de muito exercício e nem muita observação, é um bom animal de estimação para aqueles que vivem vidas ocupadas, mas ainda querem algo vivo em sua casa quando eles chegam do trabalho.

O habitat da tartaruga
Configure dois terços do aquário de sua tartaruga para a natação e um terço para terra/sol, utilizando uma fonte de luz ultravioleta de espectro total. Aquecimento é fundamental para a secagem e prevenir problemas para a tartaruga. Se você tiver uma tartaruga em espaço aberto, tenha certeza que há um ambiente onde a lâmpada pode ser instalada para os meses mais frios.

Temperatura correta
Mantenha a temperatura em 25 a 35 graus C para a tartaruga. Use um aquecedor de aquário, quando necessário. Tartarugas tornam-se lentos e param de comer em baixas temperaturas.

Mantenha o ambiente
limpo
Impeça que o ambiente de sua tartaruga torne-se, limpando logo que possível. Acúmulo fecal e de outros resíduos pode causar problemas de saúde para você e para a tartaruga. Limpe o aquário inteiro ( incluindo o sistema de filtração), pelo menos uma vez por mês. Lagoas limpas ou grandes recintos onde o animal passa o tempo, pelo menos, a cada três a seis meses.

Alimentação da
tartaruga
Ofereça uma dieta comercial completa feita especificamente para as tartarugas. Verifique com especialistas para as necessidades dietéticas e quantidades exatas para sua espécie.
Complementar a dieta com lanches apropriados como minhocas, crustáceos, peixes pequenos, filhotes de rato, algas, vegetação de folhas verdes e frutas. Estes são exemplos de alimentos adequados para tartarugas. Espécies aquáticas tendem a ser herbívoras, mas nem sempre é esse o caso.
Alimente seu pet duas a três vezes por semana em um pequeno tanque de armazenamento que seja separado do seu aquário normal, pois restos de comida podem atrair a doença. Se a tartaruga está em um espaço aberto, reserve um lugar apenas para colocar a comida, facilitando também a limpeza. Enxague sua tartaruga após uma alimentação com água levemente morna antes de devolvê-la ao seu aquário.