Os benefícios do mel para saúde

2015-04-10_190211

O mel é muito utilizado no preparo de pratos doces, bebidas e molhos. Não só bom no gosto, mas também ótimo para a saúde, é um excelente substituto do açúcar.
O mel fornece 300 calorias por 100 gramas de seu consumo, além de ser uma fonte de frutose, glucose e sacarose. O mel também fornece vitaminas e alguns minerais como o cálcio, magnésio, potássio e fósforo.
A iguaria é conhecida também por fornecer energia instantânea, pois tem alto teor de glicose, que ajuda a manter os minerais no organismo. A glicose do mel é absorvida muito rapidamente pelo corpo, enquanto a frutose é absorvida lentamente fornecendo energia sustentada. Pela mesma razão, o ele é recomendado para todos os atletas, pois ajuda a melhorar o tempo de recuperação.
O mel pode ser muito benéfico também para a pele, pois age como um hidratante natural, que ajuda na prevenção de pele seca, e possui propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicos, evitando as espinhas. O mel também é benéfico para marcas de corte e queimaduras que podem ser reduzida através de aplicações, uma vez que contém peróxido de hidrogênio, que diminui significativamente os pigmentos e as marcas da pele.
A presença de vários aminoácidos e minerais no mel ajuda no metabolismo, reduzindo assim as probabilidades de ganho de peso. O mel tem um índice glicêmico bem alto e a glicose é lenta e gradualmente absorvida no corpo, além da redução dos níveis de açúcar no sangue e no combate a diabetes.
A ingestão de mel com água morna e limão pela manhã ajuda a desencadear o metabolismo, portando, poderá melhora a queimar de gordura. O consumo de mel durante uma infecção de garganta podem ser realmente útil, pois reduz a inflamação. Além disso, o mel juntamente com limão e água mostrou-se ser benefício contra dor de garganta, pois auxilia na inibição da desgranulação de mastócitos e, assim, reduz várias reações alérgicas.
Por ser fonte de antioxidantes e vários minerais, o mel ajuda a diminuir a permeabilidade capilar e fragilidade devido ao aumento do nível de antioxidante.
O mel é uma excelente fonte em antioxidantes e flavonóides, que reduzem a taxa de oxidação do colesterol LDL. Os antioxidantes ajudam na redução da formação placas nas artérias, também são úteis na redução proteínas C-reativa que causam problemas cardíacos.