Os benefícios da iluminação natural nos ambientes

2015-04-10_190211

Os projetos arquitetônicos atuais tem priorizado a iluminação natural, já que a prática traz diversos benefícios, além de ter uma estética muito agradável e grande economia de energia elétrica

A técnica se resume a basicamente utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes internos, aproveitando ao máximo as condições naturais na região.
O conforto visual que a iluminação natural produz é o primeiro benefício, já que a luz do sol deixa o ambiente mais agradável, gerando bem-estar. A iluminação natural do ambiente de trabalho desencadeia vários efeitos no organismo como disposição, alegria e energia. Outro fator importante é a economia de energia elétrica que a técnica proporciona, já que durante o dia não há necessidade de acender as lâmpadas.

Não esquecendo dos benefícios para a saúde, é comprovado cientificamente que o ser humano precisa de doses diárias moderadas de sol. Ao ter contato com a luz natural, o corpo produz vitamina D, que melhora a absorção do cálcio, fortalecendo os ossos.

Vale ressaltar que durante o inverno o vidro transforma o ambiente numa estufa natural.Porém, no verão o vidro pode deixar o ambiente mais quente, o que exige a utilização de aberturas estratégicas para deixar passar a corrente de ar, já que o ar condicionado ou ventiladoe consomem energia. Para solucionar o problema, o vidro deve ser temperado ou laminado, para assim filtrar os raios solares que entram e proteger o ambiente, para que ele não fique excessivamente aquecido.