Onda de calor sai e entra frio abaixo de zero, com temporais, no RS no final de semana

2015-04-10_190211

Frente fria rompe bloqueio atmosférico e propicia a chegada de enorme massa de ar polar de trajetória continental

Ao menos, momentaneamente. Conforme a MetSul , a espera é de temporais em todo o Rio Grande do Sul no sábado e no domingo. Nos últimos dias, o Estado vem convivendo com temperaturas amenas e dia de sol claro.

O volume de precipitação será muito irregular pela região. Nesse ínterim chove mais entre Santa Catarina e Paraná com acumulados que podem superar os 50 mm em alguns pontos.

No extremo sul do RS pode ter chuva esparsa nos dias 07 e 09. Na maioria dos lugares, o sol de mantém firme no território gaúcho até sexta-feira.

 Frio intenso  no RS

O bloqueio atmosférico poderá atingir o seu pico de aquecimento nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. A previsão é de máximas que poderão superar os 30°C com projeção de temperatura muito alta para esta época do ano. Nesse interim o aquecimento é resultado da sequencia de dias de tempo seco e a corrente de vento Norte/Noroeste nos baixos níveis da atmosférica, chamada tecnicamente de jato de baixos níveis. É comum o jato de baixos níveis antecipar períodos de grande virada na temperatura na medida em que o vento traz calor e transporta umidade para formação da frente fria.

Seja como for as maiores marcas de temperatura deverão ocorrer entre o Oeste e Noroeste e em partes do Leste, sobretudo, nos vales. Nesse ínterim a temperatura fica alta também no começo da manhã com mínimas perto de 20°C na Metade Oeste do território gaúcho. Nos pontos de maior altitude dos Campos de cima, contudo, a mínima poderá baixar de 10°C ainda. O tempo fica aberto com baixa umidade em municípios da Metade Norte. Entretanto, em cidades próximas a fronteira com o Uruguai a umidade aumenta por conta da aproximação de uma nova frente fria. Nuvens se formam na região, porém com baixo potencial de chuva.

O primeiro impacto será nas máximas que poderão ter uma queda de até 15°C. O segundo impacto será nas mínimas com marcas que ficarão abaixo de zero na primeira metade da próxima semana.

Tempo esfria em todo Brasil

O ar quente atuará em grande parte do Centro e Sul continente com impacto no padrão de temperatura entre Paraguai, Nordeste da Argentina e no Brasil entre o Centro Oeste e Sudeste com máximas acima de 30°C em muitas cidades nas tardes desta quinta e sexta-feira. Em algumas áreas do Norte da Argentina, Paraguai e Mato Grosso  do Sul, Mato Grosso e Goiás as máximas poderão oscilar entre 33 e 35°C entre a sexta-feira e o domingo. Mapa de anomalia da temperatura a 2 metros indica que a temperatura ficará acima da média de junho nos próximos dias. No mapa abaixo a projeção para o dia 09 de junho indica que a temperatura poderá ficar mis de 10°C acima da média.