Onda de calor acaba hoje com temporal e possibilidade de granizo  na Serra Gaúcha

2015-04-10_190211

Tempestades devem se concentrar na metade norte gaúcha com tempestades entre a tarde e a noite desta terça após horas de muito calor

A MetSul Meteorologia alerta que o tempo deve virar no Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

Há risco de chuva localmente forte e de temporais em diversas regiões gaúchas por conta do avanço de áreas de instabilidade pelo estado.

O sol chega a aparecer no território gaúcho depois de uma madrugada atipicamente quente com temperaturas acima de 30ºC em alguns pontos, mas a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza. Já chove em alguns locais do interior gaúcho durante a manhã, mas a nebulosidade aumenta muito da tarde para a noite no estado à medida que as áreas de instabilidade avançam pelo Rio Grande do Sul.

Por isso, antes da mudança do tempo se espera ainda muito calor em parte do estado com as máximas mais altas entre os vales e a Grande Porto Alegre com previsão que as máximas superem 35ºC, embora não atinjam os valores extremos de hoje de 40ºC.

A instabilidade ao avançar sobre uma atmosfera muito aquecida vai formar nuvens muito carregadas. Projeções de refletividade dos modelos numéricos, um parâmetro para se avaliar a intensidade da instabilidade, são sugestivas de alto risco de tempo severo no Rio Grande do Sul hoje.

Temporais podem atingir diversas regiões gaúchas na segunda metade do dia com possibilidade de chuva localmente forte, raios, queda de granizo e vendavais.

Embora os temporais possam ocorrer em diversas partes do estado, a instabilidade mais severa deve ser localizada. Com a atmosfera muito quente e repleta de energia por liberar, alguns temporais localizados podem ser muito fortes e com potencial de causar danos, especialmente por vento.

Podem ocorrer episódios muito isolados de vento acima de 100 km/h e mesmo correntes de vento descendentes chamadas de downbursts que possuem um alto potencial de causar estragos.

No final do dia, estas tempestades devem se concentrar mais na Metade Norte gaúcha. Na área de Porto Alegre e região metropolitana, após horas de sol e nuvens com muito abafamento e calor, o risco de chuva e de temporal aumenta muito a partir do final da tarde e do começo da noite. Eventos de calor extremo, como este que está chegando ao seu fim, não raro acabam com tempestades. A chuva, embora possa ser localmente forte e volumosa, não será suficiente para trazer maior impacto na estiagem.

Estes temporais se dão principalmente da tarde para a noite, quando se formam nuvens de grande desenvolvimento vertical pelo aquecimento diurno que gera movimentos convectivos (ar ascendente) na atmosfera.