Ocorrência de neve não está descartada nesta terça-feira (29)

2015-04-10_190211
Nesta terça-feira (29) não se pode descartar neve ou chuva congelada em locais em que os modelos numéricos sequer indicam chance de precipitação invernal. Foto: Reprodução

Precipitação fraca do fenômeno já foi registrada na segunda (28), nos Campos de Cima da Serra e até na Fronteira

Neve chegou também à Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira (28). Imagens da NNTV, canal do município de Quaraí, mostram queda de neve fraca na cidade de fronteira com Artigas, no Uruguai, situada no Oeste gaúcho. A ocorrência de neve na região é extremamente rara.

A última recordação de neve no Oeste do Rio Grande do Sul, segundo a MetSul, é durante uma potente onda de frio em 2005 que chegou a trazer neve com trovoadas na área de São Joaquim, no Planalto Sul Catarinense.

A neve no Oeste do Rio Grande do Sul sinaliza uma dinâmica atmosférica totalmente distinta da observada ao longo de segunda (28) em que a neve ocorreu entre os Campos de Cima da Serra e o Planalto de Palmas por conta da interação do ar gelado com uma frente fria.

Agora, fenômenos invernais podem ocorrer por conta da circulação de umidade de um ciclone intenso situado a Leste do Uruguai e que começa a espalhar nuvens pelo Rio Grande do Sul.

Por isso, ao longo desta terça-feira (29) não se pode descartar neve ou chuva congelada em locais em que os modelos numéricos sequer indicam chance de precipitação invernal.

Assim, não será surpresa se nas próximas horas surgirem mais relatos de chuva congelada ou neve em diferentes pontos da geografia gaúcha, inclusive de baixa altitude e ao nível do mar, uma vez que a circulação ciclônica estará interagindo com um perfil vertical extremamente frio da atmosfera.