Observatório Social defende pacto pelo Brasil em Bento Gonçalves

2015-04-10_190211

Presidente do órgão, Ney Ribas palestra dia 16 de setembro no CIC-BG e na UCS

Uma das premissas adotadas pelo Observatório Social do Brasil (OSB) na busca por aprimorar a gestão pública é fazer com que cada cidadão se sinta responsável por administrar aquilo que é de todos. Por isso, despertar e promover a cidadania serão tópicos centrais da conversa que o presidente do Observatório Social do Brasil, Ney da Nóbrega Ribas, terá com empresários e estudantes em Bento Gonçalves, no dia 16 de setembro.
Com o foco de mobilizar a sociedade para um pacto pelo Brasil, Ribas terá dois encontros na cidade, um no Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC-BG), à 12h, e outro no campus da Região dos Vinhedos da Universidade de Caxias do Sul (UCS), às 19h30min. “Cada cidadão pode contribuir para cuidar do que é nosso, da nossa cidade, evitando o desperdício dos recursos dos nossos impostos e assumindo o papel de protagonista de melhorias e mudanças de forma propositiva”, defende Ribas.
Para ele, todo cidadão pode cooperar por um Brasil mais honesto, contribuindo para a eficiência da gestão pública – grande propósito do OSB. A ideia do pacto pelo Brasil, além de atender a esse objetivo, propõe uma reflexão sobre o que está acontecendo no país e quais são os reflexos de nossas atitudes. “O país que queremos depende de transformarmos nossa indignação em atitude”, desafia Ribas.
Presente em mais de 140 cidades brasileiras, o OSB vem aproximando o cidadão de seus direitos e deveres. Entre eles está o de monitorar como está sendo gasto o dinheiro dos impostos – que é de todos – de forma preventiva, evitando, assim, desperdícios”, destaca Ribas.
Realizado por voluntários, o trabalho do OSB se vale de leis de transparência para monitorar os processos públicos, desde o início das compras até a entrega de produtos, de serviços e de obras. “Quando identificamos falhas, notificamos o gestor, para que ele tenha a oportunidade de mandar corrigir. Caso isso não ocorra, encaminhamos a quem tem o dever de julgar e determinar as correções”, esclarece o presidente do OSB.

Serviço
O que: palestras “O papel do setor privado no Pacto pelo Brasil”, no CIC-BG, e “Boas práticas do cidadão na construção do Pacto pelo Brasil”, no campus da UCS, em BentoQuando: dia 16 de setembro, às 12, no CIC-BG, e às 19h30min, na UCSQuanto: no CIC-BG, R$ 60 (sócio) e R$ 80 (não sócio); na UCS, entrada franca