O que não fazer dinheiro da aposentadoria

2015-04-10_190211

Muitas pessoas fazem sacrifícios para conseguir guardar um dinheiro extra para a aposentadoria, como não fazer uma viagem de férias ou não comprar um carro novo. Se você se esforçou para economizar e investir, não vai querer comprometer o seu futuro financeiro fazendo algo que talvez pareça uma boa ideia naquela hora, mas que não contribui para ter uma aposentadoria confortável.

Aposentar cedo demais
Há boas razões para se aposentar mais cedo, como por exemplo por problemas de saúde ou um trabalho que está acabando com você. No entanto, para muitas pessoas vale a pena esperar o máximo possível para iniciar a aposentadoria, pois dessa forma será possível receber mais dinheiro ao longo da vida. Você pode estar trocando alguns anos a mais de benefícios por um corte no valor total recebido. Se você viver até os 80 anos de idade ou mais, vai deixar muito dinheiro na mesa ao se aposentar mais cedo.

Sacar dinheiro antes
Quando você tem um valor considerável em um fundo de aposentadoria, é tentador usar as suas economias para comprar uma nova casa ou pagar uma faculdade. Talvez você faça isso prometendo a si mesmo que vai repor o valor assim que possível. No entanto, geralmente quando o dinheiro sai da conta, ele nunca mais volta. Lembre-se de que quando você saca dinheiro de um fundo, precisa pagar imposto de renda sobre ele. Dependendo da idade que você tiver ao retirar o valor, também pode ter que pagar uma taxa.

Gastar muito cedo
Quando você se aposentar, provavelmente ainda será ativo e saudável. Você pode querer gastar dinheiro para se divertir. Talvez você tenha planos de viajar pelo mundo ou de comprar um barco. Afinal, conforme você envelhece, se sente mais inclinado a ficar em casa, sem chance de gastar o dinheiro em algo divertido. Mas, e se você viver até os 90 anos? Você precisa manter uma reserva de recursos para que não fique dependente dos benefícios do governo e não se torne um fardo para os seus filhos.
Mercado de ações
Muitas pessoas terceirizam a gestão de seus investimentos enquanto mantêm o foco em seus objetivos profissionais e pessoais. Agora que você está aposentado, será que pode tomar decisões melhores sozinho? O primeiro ponto a considerar é: você realmente acha que é mais inteligente do que os magos das finanças de Wall Street? Se a resposta for negativa, como provavelmente será para a maioria das pessoas, sua melhor aposta é investir em um ETF diversificado ou em um fundo mútuo. Se você decidir investir uma parte da sua aposentadoria no mercado de ações, assegure-se de que pode arcar com a perda desse dinheiro se as coisas derem errado.

Inflação
Os aposentados costumam ser muito afetados pela inflação porque as pensões não são ajustadas levando em conta a alta dos preços. Os pagamentos da Previdência são ajustados anualmente de acordo com a inflação, mas geralmente os aumentos cobrem apenas os custos mais altos com a saúde. Por isso, você deve manter pelo menos uma parte das suas economias investidas em bens que tendem a se valorizar com a inflação, como algumas ações, imóveis ou propriedades de locação.
Não se preparar para lidar com despesas médicas

Ainda que os aposentados tenham planos de saúde, que cobrem a maior parte das despesas médicas, pode ser preciso arcar com os valores das franquias, procedimentos não cobertos e coparticipação, e tudo isso pode se acumular ao longo do tempo. Além disso, muitas despesas de saúde não costumam ser cobertas pelos planos. Então, para o seu próprio conforto na última fase da vida, separe uma quantia para despesas de saúde que certamente surgirão com o envelhecimento.

Não gastar
É importante tomar cuidado com as suas economias, pois conforme você fica mais velho, tem menos oportunidades de ganhar mais dinheiro. Ainda assim, é possível ser bastante cuidadoso. Não há razão para guardar cada centavo na década dos 60 ou 70 anos apenas para deixar um espólio enorme pelo qual seus herdeiros irão brigar. Deixar uma pequena herança para os seus filhos pode ser uma boa ideia, mas não é preciso fazer sacrifícios desnecessários se você tem muito dinheiro no banco.