Para quem está com pouco tempo e sem criatividade, reunimos ideias de comidas simples e práticas para virada do ano
Não só de lentilha se faz a ceia do Ano Novo. Sim tem bacalhau, mas tem sugestões fáceis e baratas também. Por isso, selecionamos algumas receitas para você preparar uma ceia de ano novo, simples e prática, e curtir bons momentos com a família e os amigos na virada do ano.
O que fazer para o jantar de ano novo?
O bacalhau é muito consumido nos jantares de fim de ano no Brasil. Muitas culturas acreditam que a presença do pescado na ceia simboliza a abundância. Os japoneses, por exemplo, acreditam que eles são um símbolo de fertilidade por conta de sua capacidade de produzir muitos ovos.
Bacalhau à Gomes de Sá
Apesar de ser uma receita simples, existem alguns truques para deixá-la mais saborosa. É preciso que o bacalhau esteja dessalgado.
Pode-se comprá-lo já desfiado ou colocá-lo num recipiente com água na geladeira por 12 horas. Outra dica: cozinhar as batatas com a pele. Com isso, o sabor delas fica preservado durante o cozimento, e as batatas não perdem tanto amido, explica. Bacalhau ao forno com batatas: como fazer receita à Gomes de Sá
Ingredientes do bacalhau à Gomes de Sá:
- 400 g de bacalhau em lascas dessalgado
- 200 g de cebola cortada à julienne
- 300 g de batata-inglesa cozida e picada em meia-lua
- 25 g de alho laminado
- 350 g de azeite extravirgem
- Dois ovos cozidos
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Azeitonas a gosto
- Salsa a gosto
Como fazer o bacalhau:
Refogue a cebola e o alho. Tempere com sal e pimenta. Acrescente a batata e mexa bem. Junte o bacalhau (previamente escaldado) em lascas. Corrija o tempero. Refogue por dois minutos em fogo baixo.
Montagem:
Coloque essa mistura em um refratário e regue com azeite. Leve ao forno por 10 minutos. Acrescente os ovos cozidos e partidos ao meio. Finalize com azeitonas e salsa.
E uma curiosidade desse prato: a receita leva o nome de seu criador, o negociante de bacalhau José Luís Gomes de Sá Júnior, nascido na cidade de Porto, em 1851. Na receita original, ele colocava o peixe para marinar em leite. O prato fez muito sucesso no restaurante O Lisbonense no final do século XIX e é apreciado até hoje.
Coração de alcatra
Uma boa opção para ceia de ano novo é o coração de alcatra, também conhecido como miolo de alcatra. Macia, suculenta e com pouca gordura, essa carne é uma das partes mais nobres da própria alcatra.
Ingredientes do coração de alcatra
- 200 g de coração de alcatra
- 20 mL de azeite
- Sal para churrasco e chimichurri a gosto
Modo de preparo
Tempere a carne com sal e chimichurri. Coloque na brasa até atingir o ponto de sua preferência. Fatie. Misture o azeite ao chimichurri e coloque na carne fatiada.
Arroz à piamontese
O Arroz à Piamontese é um prato brasileiro muito popular que remete a Piamonte (Piemonte), região localizada no norte da Itália. O prato é inspirado nos famosos risotos italianos e tem um preparado com poucos ingredientes, é servido como uma ótima base para acompanhar um prato principal e é uma ótima opção para agradar paladares no fim de ano.
Arroz à piamontese para ceia de ano novo
Ingredientes:
- 400 g de arroz agulhinha
- 50 g de cebola picada em cubinhos (uma cebola pequena)
- 150 g de cogumelo paris fresco ou champignon
- 2 dentes de alho
- 150 g de queijo canastra ralado
- 300 mL de creme de leite (pode ser de caixinha)
- 100 mL de vinho branco
- 20 mL de azeite
- Salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe o arroz da forma como preferir até ficar al dente. Reserve. Em uma panela média, coloque o azeite e doure a cebola e o dente de alho amassado até murcharem e pegarem uma leve cor;
Acrescente os cogumelos e salteie por 3 a 4 minutos.Retire o alho e acrescente o vinho branco. Deixe reduzir e evaporar o álcool e, depois, adicione o creme de leite. ;
Acerte o tempero (sal e pimenta-do-reino). Deixe levantar fervura e acrescente o arroz já cozido. Mexa até reduzir um pouco o líquido. Adicione queijo canastra e mexa até ficar cremoso.
Finalize com salsinha a gosto. Sirva com um medalhão de filé grelhado ou uma carne à sua escolha.
Guacamole: veja como fazer receita fácil do prato mexicano
O guacamole se popularizou tanto entre os brasileiros que hoje já está até familiar. A receita é originária do México, e quem deseja fazer em casa precisa de poucos ingredientes, basicamente um bom abacate, cebola, tomate e temperos.
Uma ótima opção para compartilhar com amigos e familiares para festa de ano novo. Quem ensina é o chef Caio Soter, à frente dos restaurantes Jardim Restô Bar e Pacato, em Belo Horizonte, e ex-participante do reality de gastronomia da TV Globo, Mestre do Sabor.
Guacamole
Ingredientes
- ½ abacate médio
- ½ tomate
- ¼ de cebola roxa
- 1 pimenta dedo-de-moça
- ½ limão
- Sal, pimenta-do-reino, azeite e Tabasco a gosto
Como fazer
Corte os ingredientes em cubos pequenos, retirando as sementes do tomate e não deixando de aproveitar o talo do coentro. Misture. Tempere com o suco de limão, sal, pimenta-do-reino, azeite e tabasco a gosto.
Manjar branco para o Ano Novo
O Manjar Branco é um clássico da culinária brasileira que possui diversas variações da receita que podem incluir leite de amêndoas, creme de leite/ nata, leite condensado, coco ralado, baunilha, etc. O preparo do doce é prático e sempre faz sucesso quando servido como sobremesa e não pode ficar de fora do cardápio da ceia de Ano-Novo.
Ingredientes
- 1 litro de leite
- 1 caixinha de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 200 mL de leite de coco
- 6 colheres (sopa) de amido de milho
Modo de Preparo
Misture todos os ingredientes em uma panela com fogo médio até desgrudar do fundo. Coloque em uma forma untada e leve para a geladeira por pelo menos 6 horas.
Calda de caramelo
Ingredientes
- 1 xícara de açúcar
- ½ xícara de água
- 80 g de ameixas
Modo de Preparo
Em uma panela coloque uma xícara de açúcar em fogo médio até caramelizar. Quando o açúcar estiver completamente derretido, acrescente metade da água até levantar fervura e depois coloque o restante da água, sem mexer para não cristalizar. Quando estiver tudo derretido, está pronta, é só desligar o fogo, esperar esfriar e colocar no manjar.
Para os vegetarianos, um fettuccine ao molho de shitake e Cogumelos
- 300 g de macarrão fettuccine
- 200 g de shitake fresco
- 200 g de cogumelo paris fresco
- 1/2 xícara (chá) de cebola picada
- 3 dentes de alho amassados
- 1 lata de creme de leite (pode ser com soro)
- 1/2 xícara (chá) de molho shoyu
- 5 colheres (sopa) de óleo
- Sal a gosto
- Salsa e cebolinha seca a gosto
-
MODO DE PREPARO
- Cozinhe o macarrão, escorra e reserve.
- Em uma panela coloque o óleo e deixe esquentar bem.
- Acrescente a cebola e o alho, espere até que eles fiquem dourados.
- Em seguida coloque os cogumelos e o sal em fogo alto, espere até secar a água que os cogumelos soltam.
- Então acrescente o shoyu, a salsa e a cebolinha seca.
- Deixe os cogumelos absorverem um pouco do shoyu, logo após acrescente o creme de leite e
- cozinhe em fogo baixo de 10 a 15 minutos.
- Misture o molho no macarrão cozido e sirva bem quente.