O perigo de colocar bebês no andador

2015-04-10_190211

A decisão de colocar bebês de um ano no andador, muitas vezes, está associada a possibilidade de eles circularem livremente com a ajuda do equipamento. Muitas famílias acham, inclusive, que o andador ajuda as crianças a desenvolver mais rapidamente a capacidade de andar.
Esse é um grande equívoco, pois o acessório se mostra um grande vilão para o desenvolvimento dos bebês. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), bem como a sociedade civil se mobilizaram para lutar pela proibição do uso do objeto à nível nacional.

Prejudica a passada
Conforme um comunicado as SBP, o andador faz com que a criança caminhe errado, com as pernas flexionadas, o que leva o encurtamento do tendão.

Dependência
Estudos também comprovaram que os bebês que usam andador demoram mais tempo para caminharem sozinhos, pois o objeto afeta o desenvolvimento psicomotor.

Quedas frequentes
Em função das rodinhas do produto e como os pequenos não possuem coordenação motora para andar na velocidade que o andador permite, as quedas são frequentes e muitas podem ser arriscadas, especialmente porque o acessório pode virar, afetando a cabeça e o pescoço da criança.