O desafio de abrir um negócio e mantê-lo em funcionamento

2015-04-10_190211

O sonho de ser um empreendedor de sucesso pode ser prejudicado pela falta de planejamento e conhecimento do mercado

Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. E aqui na região, não é diferente: o empreendedorismo concretiza aspirações e movimenta a economia. Mas dar esse passo e manter o empreendimento em funcionamento não é tarefa fácil. Falta de planejamento, de informações e de conhecimento do mercado podem prejudicar o sucesso da iniciativa.
Entre 2014 e 2016, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, foram registrados 2.286 microempreendedores individuais (MEI)e a abertura de 1173 microempresas (ME). Nesse mesmo período, 621 MEI encerraram suas atividades e 372 ME fecharam as portas. Ou seja: 27,16% e 31,71% respectivamente, em comparação às aberturas de negócio nesses dois anos.
Segundo Humberto Antonio Teixeira, Fiscal de Obras e Posturas da SMDE, o sistema que o município utiliza em seu cadastro de econômico não possui opção de filtros para explorar quantas empresas que pediram baixa se inscreveram no período pesquisado. Ou seja: os dados apresentados representam apenas a diferença entre abertura e baixa de Microempreendedores Individuais (MEI’s) e Microempresas (ME) junto ao cadastro municipal
Mas as informações da SMDE deixam claro que muitos empreendedores ainda enfrentam muitas dificuldades para dar continuidade ao empreendimento. Segundo Teixeira, muitas pessoas se iludem com a facilidade de criar um CNPJ pela internet, porém não se preocupam com os demais fatores que influenciam a abertura de uma empresa e sucesso de um bom negócio. “Vemos pessoas incríveis, com ótimas ideias, que nos procuraram diariamente com dúvidas sobre abertura de novos negócios aqui no município. Porém, muitos delas com pouca orientação e esclarecimento”, avalia.
O fiscal chama a atenção para o fato de que atualmente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), oferece diversos cursos online e gratuitos (nas modalidades presencial e ensino à distância – EAD) para formação de empreendedores. “Nesses cursos, muitas dúvidas podem ser sanadas com algumas horas de estudo em horários vagos, como elaboração de plano de negócios, estratégia de mercado, responsabilidade do MEI, dentre outros. Também temos a Sala do Empreendedor que está de portas abertas com servidores das mais diversas áreas, aptos para ajudar os interessados, sempre que possível”, frisa.

Estudo do SEBRAE aponta fatores para sobrevivência/mortalidade das empresas

Tiago Centenaro Mignoni – Gerente Regional do SEBRAE “ a sobrevivência ou a mortalidade do negócio resulta não apenas de um único fator tomado isoladamente, mas depende da combinação de um conjunto

Para exemplificar os motivos que levam ao fechamento de um negócio, Tiago Centenaro Mignoni – Gerente Regional do SEBRAE Serra Gaúcha – cita um dos últimos estudos sobre o tema, a partir de uma pesquisa realizada entre julho e agosto de 2016, com 2.006 empresas, criadas entre 2011 e 2012. “Feita por telefone, ela tinha o propósito de identificar os fatores que determinam a sobrevivência/mortalidade das empresas (que foram classificadas como ativas/inativas conforme os registros disponíveis na SRF)”, explica.
No momento da entrevista, no entanto, aos donos das empresas ativas era questionado também se suas respectivas empresas continuavam em atividade. “Caso afirmassem que não estavam mais em atividade, as mesmas eram reclassificadas como inativas”, esclarece Mignoni. Por fim, ele explica que a pesquisa mostrou que a sobrevivência (ou a mortalidade) do negócio resulta não apenas de um único fator tomado isoladamente, mas depende da combinação de um conjunto de ‘fatores contribuintes’. Ou seja: o acúmulo destes “fatores contribuintes” negativos tende a levar ao fechamento do negócio.
O gerente regional destaca que o estudo em questão agrupou esses fatores em, pelo menos, quatro grandes conjuntos: situação antes da abertura (tipo de ocupação do empresário, experiência no ramo, motivação para abrir o negócio), planejamento do negócio, gestão do negócio e capacitação dos donos em gestão empresarial.

Orientações do SEBRAE antes de abrir um negócio próprio:

• Identificação da oportunidade de negócio
– Identificar seu diferencial
– Ter afinidade e gostar de atuar no segmento escolhido
– Buscar conhecimento atualizado do ramo
– Avaliar oportunidades de negócios pertinentes

• Estudo de viabilidade
– Mercado: estudar demanda, fornecedores, concorrência
– Finanças: investimento inicial, preço justo para cobrir os custos e gerar lucro

• Capacitação Empresarial
– Profissionalização continuada da gestão
– Perfil empreendedor

Dicas para a sobrevivência de uma empresa:
-Planeje-se sempre;
-Respeite sua capacidade financeira;
-Não misture as finanças da empresa com finanças pessoais;
-Fique de olho na concorrência;
-Prospecte fornecedores adequados a necessidade de seu negócio;
-Na indústria e no comércio, tenha gestão do seu estoque;
-Tenha estratégias de publicidade;
-Inove, mesmo que seja um produto/serviço de sucesso;
-Invista sempre na formação empresarial;
-Seja fiel aos seus valores e do seu negócio;
-Aprenda constantemente com seus clientes.

Alguns erros que podem quebrar  a sua empresa

Não ter um plano de negócios
Talvez este seja um dos principais erros por ser um passo fundamental antes de abrir a empresa. A falta de um plano de negócios pode levar você a tomar decisões erradas tanto financeiramente e perda tempo. Um plano de negócios bem desenvolvido faz com que você tome mais conhecimento do negócio, resultando em uma analise mais profunda de sua viabilidade.
Dica: Faça ou peça para alguém fazer um plano de negócios detalhado. Nele você deve colocar seus objetivos, produtos a serem vendidos, quais serão seus fornecedores, qual a localização do seu negócio, concorrentes e capital necessário inicias o negócio. Uma dica é procurar o SEBRAE de sua cidade para receber ajuda dos consultores para desenvolver o seu Plano de Negócios.

Desconhecer o mercado
Muitas pessoas acabam por deixar o seu emprego para empreender. Nada contra, apoio esta decisão, porém deve-se tomar cuidado com o nicho de mercado, não é porque seu primo lá na Bahia está ganhando dinheiro vendendo água de coco que você vai abrir o mesmo negócio em Porto Alegre achando que irá ganhar dinheiro também.
Dica: Se você trabalha em uma determinada empresa como vendedor de maquinas agrícolas, é mais complicado abrir e tocar um negócio para vender embalagens plásticas do que você abrir um negócio para vender peças para maquinas agrícolas, pois é um mercado que você tem um conhecimento e com isso maiores chances de sucesso.

Misturar as finanças da empresa com as pessoais
Você deve manter sempre bem claro que suas finanças pessoais é uma coisa (Pessoa Física), e da sua empresa é outra (Pessoa Jurídica). Considere que você é um colaborador de sua empresa com um pró-labore estipulado. Não confunda pró-labore com o lucro da empresa. É normal as empresas terem vantagens em empréstimos e benefícios de compra de carros e outros equipamentos, porém não utilize desta vantagem para beneficio próprio, você tem que focar na empresa antes de qualquer coisa, gerar lucros e destes lucros fazer seus investimentos pessoais.
Dica: Não utilize recursos do caixa da empresa para fazer extravagâncias pessoais, este dinheiro deve ficar reservado para manter um fluxo de caixa positivo no caso de queda nas vendas, crises econômicas e outros eventos.

Contratar pessoas sem a competência necessária
Este também é um dos erros mais graves e ocorre muito quando se contrata amigos e familiares para cargos de confiança e responsabilidade sem que os mesmos estejam preparados para isso.
Seja qual for atividade dentro da empresa seja administrativa ou na produção o colaborador deve este capacitado para isso.
Erros na produção podem ser diagnosticados e reparados rapidamente, já erros administrativos são mais difíceis de diagnosticar e quando se descobre já estão crônicos com pequenas chances de ser reparado. Tenha em mente que a empresa precisa sobreviver, e no mundo competitivo que vivemos temos que ter os melhores à frente dos cargos chaves da empresa.
Dica 1: Para capacitar aquele que está na produção talvez seja mais fácil é rápido uma vez que exige menor habilidade quanto à gestão do negócio por um todo. Já para cargos de gerência e direção o treinamento é mais longo, exige várias habilidades e dependendo do tamanho e velocidade de crescimento do seu negócio é mais interessante contratar uma pessoa já qualificada e com experiência.
Dica 2: Nunca deixar de investir em capacitação de seus colaboradores. Pessoas capacitadas produzem mais e com qualidade, trabalham motivadas e aumentam seus lucros. De oportunidade aos amigos e familiares mais exija deles o comprometimento nas atividades e deixe bem claro “amigos, amigos e negócios a parte”.

Não estabelecer metas aos colaboradores
Não estabelecer metas aos gestores e colaboradores pode ser também um erro, pois é através destas metas que você conseguirá tonar sua empresa mais eficiente e competitiva. Metas são essenciais para o ser humano, metas ajudam a desenvolver novas habilidades das pessoas o que vai refletir na qualidade de produtos e serviços e sua empresa.
Dica: Estabeleça metas com objetivos alcançáveis para seus colaboradores. De um suporte como treinamentos e bolsas de estudo para ajudar no desenvolvimento e cumprimento destas metas. Lembre-se nunca estabeleça metas inatingíveis, pois seu colaborador pode se frustrar e acabar desistindo e produzir menos a cada dia.

Tomar decisões sem planejamento e conhecimento dos riscos
Este erro é muito comum entre pequenos empresários principalmente aqueles que não têm certo grau de conhecimento sobre administração de negócios. Decisões precipitadas e falta de planejamento pode gerar prejuízos enormes e deixar sequelas por muito tempo na empresa. Erros na tomada de decisão principalmente quando envolve recursos financeiros pode afundar a empresa em dividas atrapalhando os resultados e gerando prejuízos.
Dica: Se você sente que seu negócio esta crescendo ou já cresceu e não tem o devido conhecimento para realizar um bom planejamento e saber tomar decisões com o mínimo de risco possível, chegou a hora de ser humilde e pedir ajuda e opinião das pessoas, ou contratar um profissional com conhecimento e experiência. Uma decisão precipitada na contratação de pessoas compra de maquinas ou lançamentos de produtos sem um planejamento e pesquisa de mercado pode levar a quebra de sua empresa rapidamente.

Tomar empréstimo/financiamento sem receita suficiente para pagar.
Fazendo um gancho do tópico acima a falta de planejamento, mais a tomada de decisão precipitada, somada com um financiamento sem uma analise profunda sobre retorno suficiente para arcar com estes investimentos é um erro gravíssimo. Muitas empresas com poucos meses de existência acabam entrando em grandes financiamentos de maquinas sem que se tenham dados sobre venda e como anda o mercado. Muitas delas compram maquinas que ficam meses paradas, ociosas não rendendo o suficiente para que ela mesmo se pague.
Dica: Quando iniciar sua empresa ou negócio faça o mínimo de financiamento possível. Só acredite no mercado após uma pesquisa aprofundada. Leia jornais, compre revistas relacionadas às suas atividades, fique atendo ao mercado.
Tendo necessidade de investir em maquinas faça um bom planejamento e levante todos os custos – lembre-se maquinas mesmo que financiadas tem que ser paga. Assuma a compra de novos equipamentos quando você não tiver mais como estender turnos, maquinas são feitas para trabalhar 24 horas, é mais vantajoso você ter uma maquina trabalhando em três turnos contratando mais colaboradores do que você desembolsar milhares de reais para comprar três maquinas para trabalhar 8 horas por dia e ficar 16 horas desligada. Tenha em mente que dependendo do valor do equipamento é viável a aquisição de mais equipamentos do que gerar horas extras, por isso é de extrema importância colocar tudo no papel.

Colocar todos os ovos em uma cesta só

Tenha cuidado em colocar todos os ovos em uma cesta só, ela pode quebrar e você prejudicar o seu negócio. Realizar investimentos ou aquisições pensando em apenas um determinado cliente ou segmento pode ser perigoso e deve ser feito com bastante cautela.

Dica: Nunca aposte somente em um tipo de cliente ou segmento, tente ter vários clientes e um mix de produtos. O mundo dos negócios é cheio de surpresas já vi empresas que dependiam de um único cliente ir à falência da noite para o dia, pois seu cliente lhe tirou os pedidos ou também acabou fechando as portas. Tente trabalhar com um mix de produtos ou serviços, pois em uma eventual queda no mercado ou na sazonalidade você consiga gerar receita com e manter a empresa viva.

 Achar que saber tudo e pode tudo

Este talvez seja um dos piores erros que um empresário ou alguém que queira começar a empreender pode cometer. Achar que sabe tudo e pode tudo pode levar você à falência mais rápido que você imagina.

Você pode ser um expert em várias áreas mais com certeza alguma área você não terá um bom desempenho e seu ego falará mais alto, cometerá vários erros e irá prejudicar a empresa.

Achar que pode tudo também é um péssimo pensamento. Apesar do Brasil ter falhas em suas leis uma hora você pode achar que pode da um jeitinho e resolver as coisas, porém não está tão fácil assim. As leis trabalhistas estão mais rígidas e o governo está atento quanto a fiscalização de tributos e impostos. Um exemplo é a Nota fiscal eletrônica que está fechando todo o sistema para que não escape nenhum centavo.

Dica: Você pode conhecer muita coisa, mai nunca saberá de tudo, se fossem assim, grandes empresários de sucesso não contratariam executivos com altos salários para a gestão da empresa. Seja humilde e reconheça quando a coisa não é mais para seu gabarito, contrate pessoas competentes. Não seja arrogante ou fique vangloriando suas conquistas e fingir simplicidade entre as pessoas. Nem tudo que funcionou no passado vai funcionar hoje.

Dica: Hoje em dia poder não é querer, as leis estão ai. No passado se podia muita coisa, que tinha influencia realmente tinham certo poder, porém hoje isso está mudando, o cerco está fechando as pessoas estão estudando mais e por dentro das leis, o governo está implantando novas tecnologias para evitar fraudes então este poder de sempre dar um “jeitinho” está cada vez mais difícil.

Temos sempre que agir com responsabilidade e transparência, pois administrar uma empresa mesmo que pequena com apenas um colaborador não é brincadeira e muito menos tarefa fácil. Se for uma média ou grande empresa, lembre-se de que você é responsável por dezenas ou centenas de pessoas que dependem dela para sobreviver.

Trabalhe com seriedade e seja humilde para discutir com todos da empresa desde o faxineiro até o mais alto executivo. Saiba a hora de passar o bastão para quem realmente tem competência de dar continuidade ao negócio e valorize seu colaborador e seu cliente acima de tudo.