Nuvem de poeira entra no RS

2015-04-10_190211

Parte pequena da nuvem de poeira alcançou o extremo sul gaúcho e nesta manhã, mas o céu estava azul

As primeiras imagens de satélite do começo da manhã de hoje mostravam com nitidez a presença da poeira sobre o oceano na costa do Uruguai e da região Sul do estado gaúcho.

Segundo o site Metsul, a nuvem de poeira que deixou a Patagônia no último domingo chegou ao Rio Grande do Sul no começo desta terça-feira, entretanto dificilmente será percebida, pois quase não oferece risco por não ser densa e estar quase totalmente sobre o mar.

Na manhã de hoje a nuvem de poeira tinha uma área sobre o Atlântico de 1,26 milhão de quilômetros quadrados (mais de quatro vezes a área territorial do Rio Grande do Sul) e estava junto ao Chuí e Santa Vitória do Palmar e a aproximadamente 500 quilômetros a Sudeste de Porto Alegre e 400 quilômetros de Mostardas.

Na prática, as pessoas sequer devem perceber a presença da poeira no céu porque sua maior densidade está sobre o oceano. Parte pequena da nuvem de poeira alcançou o Extremo Sul gaúcho e nesta manhã o céu estava azul. Em Santa Vitória do Palmar, o colaborador da MetSul Leonardo Alves, da Grande 4 Irmãos, notou que para o setor Sul do município, no horizonte, se observa o céu com aspecto mais acinzentado e leitoso, como se tivesse fumaça de queimadas em suspensão, denotando a presença de poeira vinda da Patagônia.