Número de pessoas perdidas no litoral bate recorde no Ano Novo

2015-04-10_190211

Operação Verão registrou 207 ocorrências no primeiro final de semana do ano

As atividades da Operação Verão não se ateram somente às atividades preventivas e salvamentos à beira mar. O trabalho nas guaritas foi redobrado por uma ocorrência comum para este período do ano, porém de forma recorde. Surpreendeu o número de pessoas perdidas e encontradas na praia, durante o período de festividades do ano novo no litoral norte. Entre os dias 31 de dezembro e 2 de janeiro de 2022, o primeiro final de semana do ano, teve 207 pessoas perdidas, sendo 55 na sexta-feira (31/12), 131 no sábado (1º/1) e 21 no domingo (2/1).

Em comparação ao mesmo período de 2020/21, quando houve 179 ocorrências desta natureza, ocorreu um aumento de 16,2% na recente virada de ano. No total da Operação Verão deste ano já são 271 registros de desaparecidos e encontrados.

O CBMRS orienta os veranistas para estas ocorrências, em especial no que se refere às crianças, principal faixa-etária entre os registros, que custumam sair facilmente do campo de visão dos pais. A indicação, é que os adultos solicitem aos guarda-vidas as pulseirinhas de identificação, para facilitar no retorno.

É importante que os pequenos saibam sempre qual a guarita em que os pais estão próximos, de maneira a facilitar sua localização, além de procurarem o posto de salvamento sempre que estiverem perdidas. Tão logo seja informado pela criança – ou pessoa perdida – o guarda-vidas colocará uma bandeira azul abaixo da bandeira de indicação de mar, com a indicação de “pessoa encontrada”.