Modo Reparo foi pensado para aparelhos que chegam à assistência técnica
A Samsung anunciou uma nova função para celulares Galaxy que ajuda a proteger fotos, vídeos e documentos do usuário quando o smartphone estiver na assistência técnica. O Modo Reparo permite ainda que donos dos dispositivos da marca escolham seletivamente quais dados podem ser acessado por terceiros. Nesse sentido, o recurso configura o telefone para proteger os arquivos e restringe as informações durante o conserto. A tecnologia ganhou o divertido apelido de “pro-nude” nas redes sociais.
Atualmente, a configuração é oferecida somente aos usuários de celulares Galaxy na Coreia do Sul. Outras regiões do mundo, entretanto, também devem recebê-la em breve. Procurada pelo TechTudo, a Samsung não informou se a tecnologia chegará aos produtos vendidos no Brasil.
Para habilitar o recurso, o usuário que estiver na Coreia do Sul deve entrar na área de “Configurações” e selecionar “Bateria e Cuidados com o Dispositivo”. O smartphone será reinicializado para entrar no Modo Reparo.
Desta maneira, ninguém poderá acessar os dados pessoais, incluindo fotos, mensagens e contas de plataformas digitais. A fabricante permite apenas que os aplicativos nativos fiquem acessíveis. Caso queira sair do Modo Reparo, o usuário precisa reiniciar novamente o aparelho e se autenticar por meio de impressão digital ou outros métodos de segurança.
Inicialmente, esse recurso ficará disponível por meio de uma atualização para os telefones da série Galaxy S21. Posteriormente, será expandido para outros celulares da marca.