Novo teste de sangue promete identificar presença e localização de tumores

2015-04-10_190211
Nova exame de sangue pode ajudar na detecção precoce do câncer

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade da Califórnia, em San Diego, traz a possibilidade de uma nova técnica para diagnóstico não–invasivo na detecção do câncer em estágio inicial: um exame de sangue capaz de identificar não só a presença, mas também a localização de tumores.
A aplicação da técnica traz uma alternativa aos procedimentos cirúrgicos para biópsia. Atualmente, já existem exames de sangue que detectam o DNA liberado por células cancerígenas, identificando traços de tumores na corrente sanguínea. Mas eles não conseguem indicar a localização do câncer.
Segundo Kun Zhang – professor de Bioengenharia da Universidade da Califórnia e coautor do estudo, publicado na revista Nature Genetics – saber a localização do tumor é crítico para a efetividade da detecção precoce da doença. E o novo teste fornece essas informações cruciais, levando os médicos diretamente ao órgão que está sendo atacado pelas células cancerígenas.
O pesquisador explica que quando um tumor se estabelece em determinada parte do organismo, ele compete com as células normais por espaço e nutrientes, matando-as no processo. E a célula normal morta libera seu DNA na corrente sanguínea, o que pode identificar qual tecido está sendo afetado. “Assim, o método rastreia uma assinatura particular do DNA chamada CpG, capaz de identificar cada tecido no organismo”, esclarece.
Mas Zhang ressalta que são necessários mais estudos para a técnica ser disponibilizada para a comunidade médica. E finaliza “É uma prova de conceito, mas para levar esta pesquisa para o estágio clínico, precisamos trabalhar com oncologistas para otimizar e refinar o método”.