Novo comandante-geral da Brigada Militar toma posse

2015-04-10_190211
Natural de Bento Gonçalves, o coronel Santarosa tem 52 anos e ingressou na carreira de oficiais da BM em fevereiro de 1987. Foto: Divulgação BM

Natural de Bento Gonçalves, coronel Vanius Cesar Santarosa, assume o primeiro posto da corporação

O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, oficializaram, na segunda-feira (31), a passagem do comando-geral da Brigada Militar (BM). A cerimônia foi transmitida pelas redes sociais da corporação.

O governador relembrou variações importantes nos índices de criminalidade: “Temos observado, desde o início do governo, redução de mais de 30% de homicídios, de 50% do roubo de veículos, de mais de 70% os assaltos a banco. Ainda há muito por fazer, mas os números indicam que estamos no caminho correto”, declarou Leite.

O Governador destacou o entendimento de que a segurança pública tem que ser tratada como prioridade, citando o cronograma de reposição de efetivo e o constante investimento em viaturas e equipamentos.
O evento marcou oficialmente a posse dos três novos ocupantes dos mais altos postos na cúpula da instituição. O agora desembargador do Tribunal de Justiça Militar coronel Rodrigo Mohr Picon entregou o comando-geral da BM ao coronel Vanius Cesar Santarosa, que até então era o subcomandante-geral.

Santarosa, por sua vez, entregou o segundo posto na linha de comando para o coronel Claudio dos Santos Feoli, que deixa a chefia do Comando de Policiamento de Choque (CP Choque), criado em dezembro do ano passado para centralizar a gestão dos seis Batalhões de Polícia de Choque (BP Choques) do Estado.

Vanius Cesar Santarosa
Natural de Bento Gonçalves, o coronel Santarosa tem 52 anos e ingressou na carreira de oficiais da BM em fevereiro de 1987, caminho pelo qual realizou o sonho de se tornar piloto de avião. Dos 34 anos de serviço, passou 15 ligado ao Batalhão de Aviação da BM (BAV-BM). Obteve habilitação de piloto privado e comercial de avião (1998 e 2000) e helicóptero (2003 e 2004), tornou-se instrutor de ambos os tipos de aeronave (2001 e 2006) e ainda se tornou examinador credenciado (2012) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com habilitação para dez tipos de avião, seis tipos de helicóptero e 6 mil horas de voo, além de habilitação de piloto de linha aérea (2017), chefiou o Centro de Formação Aeropolicial da BM, em Capão da Canoa, entre 2013 e 2016. No ano seguinte, promovido a tenente-coronel, assumiu a chefia do Estado-Maior do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio dos Sinos (CRPO VS). Em 2019, passou ao posto de chefe de Operações da BM, quando foi responsável pelo planejamento de policiamento da Copa América, que naquele ano teve Porto Alegre como uma das sedes dos jogos.

Promovido a coronel, assumiu a direção do Departamento de Informática da BM e, em novembro de 2019, quando o coronel Mohr chegou ao comando-geral da corporação, ocupou o posto de subcomandante-geral, no qual permaneceu até 1º de abril deste ano. Além da extensa carreira, Santarosa tem especialização em helicópteros Agusta Westeland (modelo Koala MKII – AW-119Kx), realizada no Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 2014, e especialização em Políticas em Gestão de Segurança Pública (CEPGSP), concluída em 2017.