Nove anos após início do projeto, escola de educação infantil ficará pronta em março

2015-04-10_190211

O projeto da Escola de Educação Infantil que começaram em O projeto que iniciou no mandato do ex-prefeito Roberto Lunelli, teve previsão de entrega para 2015, mas entre promessas e discursos inflamados, a escola finalmente ficará disponível para as crianças após nove longos anos.
Relembre o imbróglio todo até agora em que as crianças puderam ser matriculadas na escola.

Cadastramento do projeto em 2013
Os projetos foram cadastrados em 2013 pela Smed junto ao Ministério da Educação (MEC), via Plano de Ações Articuladas (PAR). As duas escolas seguiriam os moldes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), cada uma com capacidade para 120 crianças de quatro meses a quatro anos.
O projeto da escola teria 708,25 metros quadrados de área construída. O espaço contempla cinco salas de aula, playground, solário, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, depósito, sala de atendimento (enfermaria), salas administrativas.

Discurso em 2014
Em 2014, durante a inauguração da Escola Municipal Recanto Alviazul, no bairro São João, Pasin afirmou que o município tem compromisso com a educação. “Com a inauguração desta escola e de outras duas que iremos construir – uma no Loteamento Bertolini e outra no Loteamento Santa Fé, vamos atender a demanda existente por vagas na Educação Infantil. Existe uma diferença fundamental em anunciar um investimento e fazer ele se tornar realidade”, destacou.

Agosto de 2015
Nota publicada pela Assessoria de Imprensa de Bento Gonçalves dizia: “A secretária municipal de Educação, Iraci Luchese Vasques, explica que os projetos foram cadastrados em 2013 e os locais de construção foram definidos levando-se em conta a grande concentração de famílias na zona norte do município. “Ao contrário de muitas cidades do Brasil, onde as obras de construção de escolas nem iniciaram, ou estão abandonadas, em Bento Gonçalves devemos inaugurar as duas escolas no início do ano que vem”, destaca. Segundo Iraci, quando concluídas as duas escolas representarão um acréscimo de 240 vagas na rede”.

Março de 2017
Em matéria produzida pela Gazeta na época mostrava a população de Bento Gonçalves ainda lutando por vagas em escolas. “A auxiliar de cozinha Tais Maciel não conseguia vaga em nenhuma creche para sua filha de três anos. “Eu fui na escolinha e disseram que não tem vaga, e na Smed disseram a mesma coisa, mesmo eu explicando que estava trabalhando e não tinha onde deixar. Eu já fui no Ministério Público, que me mandou ir na Defensoria Pública, mas fui informada que apenas após o dia seis de março eu conseguiria um advogado”, lamentou.

Junho de 2017
Mães tiveram de largar os empregos devido à falta de vagas para seus filhos em creches. Simone Zanin relatou a reportagem da Gazeta que foi demitida no início da gestação, quando ainda não tinha conhecimento de que estava grávida. Após o nascimento do filho, e com a nova oferta de emprego, foi na Smed. “Fui fazer a inscrição na Smed para o meu filho e não consegui pois precisava da declaração da empresa que eu estava trabalhando e um contracheque e mesmo assim não garantiram que eu iria ter a vaga. Tive que desistir do emprego porque não iria conseguir arcar com uma escola particular”, destacou Simone

Dezembro de 2017
A escola do Loteamento Santa Fé (que deveria ter sido concluídas ainda em julho de 2015), encontrava-se em estado lastimável. A equipe da Gazeta foi até a escola e ao adentrar nas construções, se deparou com materiais de construção empilhados, madeiras e pregos espalhados, paredes pichadas, poças da água, torneiras abertas, e até mesmo camas improvisadas, além de excesso de mato nos arredores das obras. O descaso alarmou a população.
Na data o prefeito Guilherme Pasin ressaltou que as duas escolas aproximariam a administração municipal da meta de zerar a fila de espera por vagas na educação infantil. “Temos consciência da importância disso para que os pais possam continuar trabalhando e trazendo renda para a família, mesmo quando os filhos são pequenos”, destacou.

Finalização e custo da obra
A Escola de Educação Infantil Santa Fé está em fase de finalização faltando somente a parte de higienização e colocação do mobiliário. “A previsão é que seja aberta em março. Os alunos da escola serão os inscritos em novembro na matrícula online, a Secretaria de Educação já está em contato com os pais e fornecendo todas informações necessárias. Não serão novas matrículas”. Afirma a Secretaria de Educação de Bento Gonçalves, Iraci Luchese Vasques. Ainda de acordo com a secretaria, foram gastos no total R$ 884.325,34 para finalizar a escola

Matriculas
As matriculas foram feitas online em novembro, das 120 vagas da escola, apenas 80 foram para novos alunos, 40 crianças serão realocadas da escola Mamãe Coruja. Em contato com a Secretaria de Educação, não existem mais vagas disponíveis. Pais de alunos estão procurando a Defensoria Pública de Bento Gonçalves para que seus garantir o direito de seus filhos as matriculas.