Nova CNH passa a ser emitida em junho de 2022

2015-04-10_190211

Documento poderá ser expedido de forma física ou digital

A partir de 1º junho de 2022, os novos condutores e motoristas que irão renovar a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), receberão uma nova versão do documento. E de acordo com as mais recentes resoluções Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a CNH poderá ser expedida em meios físico, digital ou ambos. A escolha ficará à critério do condutor.

Nas cores verde e amarelo, a nova CNH trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o motorista está apto a conduzir. A primeira coluna terá a categoria da CNH, seguida por uma imagem do automóvel e a indicação se o detentor do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo.

A nova CNH manterá o QR Code, já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017. O código vai armazenar todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do motorista.

O documento também terá a inclusão da letra “P” para indicar que o condutor tem permissão para dirigir, ou “D” para apontar que o motorista tem CNH definitiva. O documento também mostrará se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e terá um campo para constar as restrições médicas.