Noite de Gala de Vinhos e Espumantes: evento com rótulos premium e experiências enograstronômicas   

2015-04-10_190211

A gala é só das 20 vinícolas presentes no evento do 14 de outubro no clube Ipiranga, mas a experiência é imperdível

A qualidade dos vinhos e espumantes da Serra é reconhecida nacional e internacionalmente, como demonstram os prêmios conquistados em concursos ao redor do mundo. Somente neste ano, as marcas gaúchas conquistaram mais de 140 medalhas em certames realizados na Espanha, na França, na Grécia e em Portugal. Boa parte dessas vinícolas condecoradas estará participando da Noite de Gala de Vinhos e Espumantes, apresentada pela Fenavinho e promovida pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG) em 14 de outubro, justamente como forma de brindar a excelência da produção vitivinícola da Serra.

Ao todo, a celebração terá a participação de 17 vinícolas (Adega Cavalleri, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Casa Valduga, Cave Antiga, Miolo Wine Group, Pizzato Vinhas e Vinhos, Vinícola Aurora, Vinícola Cainelli, Vinícola Don Giovanni, Famiglia Tasca, Gallon Sucos, Vinícola Peculiare, Vinícola Salton, Vinícola Santa Bárbara, Vinícola Valmarino e Vinícola Maison Forestier), a maioria de Bento Gonçalves (12), além de duas representantes de Pinto Bandeira, duas de Garibaldi e uma de Farroupilha.

Maior produtor de uva do país, o Rio Grande do Sul também responde por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e suco de uva. Em 2023, a safra do fruto foi de 664.989.808,38 de quilos, conforme o Sistema de Declarações Vinícolas (Sisdevin) da Secretaria da Agricultura do Estado. No Rio Grande do Sul, cerca de 16 mil famílias cultivam o fruto em 46 mil hectares, especialmente na Serra. A produção de vinhos finos no RS, mesmo tipo que será degustado na Noite de Gala, foi de 46.268.557,37 de litros, também de acordo com o Sisdevin.

Evento terá experiência enogastronômica

A Noite de Galas de Vinhos e Espumantes vai conjugar a excelência da produção vitivinícola da Serra com outro ofício do qual a região é especialista, a gastronomia. A proposta do encontro é harmonizar os vinhos que são referência no país com a culinária dos badalados chefs regionais Rafael Jacobi e Rodrigo Bellora. Um conselho curador de enólogos será responsável por fazer essa conexão de sabores e sensações oportunizadas pelos vinhos premium das vinícolas e a culinária exclusiva preparada pelos chefs para o evento. O cardápio será composto por mesa de antepasto; menu degustação (quatro pratos autorais e sobremesa), mesa de doces e guarnecimento. A festa terá, ainda, a música do saxofonista Léo Masiero, que recepciona os convivas na piscina do clube, às 20h; do grupo Teia Jazz, que assume o som nos salões, às 21h; e da Eletrobaile, que convoca os participantes para esticar a noite na pista.

Serviço

O quê: Noite de Gala dos Vinhos & Espumantes

Quando: dia 14 de outubro, às 20h

Onde: Clube Ipiranga, em Bento Gonçalves (Rua Visconde de São Gabriel, 403 – Cidade Alta)

Quanto: R$ 650,00, no primeiro lote. O evento será limitado a 300 ingressos

Pontos de venda: site https://www.wine-locals.com/passeios/noite-de-gala-dos-vinhos-e-espumantes e telefone (54) 9.9113.1106

Traje: Social

Informações: (54) 2105.1999

Conheça alguns vinhos e espumantes premium presentes no evento

Vinícola Valmarino

Cabertnet Franc Valmarino. Vinho ícone da vinícola, estagiou por 16 meses em barricas novas de carvalho americano e tem produção limitada de 10 mil garrafas. Seu rótulo exibe o número romano XXVI, comemorativo ao aniversário da vinícoal, e o selo da Indicação Geográfica (IP) Pinto Bandeira, comprovando sua origem e características únicas, e tem grande potencial de guarda, harmonizando com carnes vermelhas grelhadas.

Vinícola Don Giovanni

Don Giovanni Pinot Noir Rosé. Elaborado 100% com uvas Pinot Noir, este vinho é leve, delicado e refrescante. De tonalidade rosa salmão e aromas que vão desde flor de laranjeira até pêssegos maduros. É saboroso e de acidez vibrante, convidativa a um próximo gole.

Vinícola Cainelli

Origem 1929 Blanc de Blanc. Lançado neste ano, esse espumante é um marco na Cainelli, consagrando a variedade Chardonnay. Apenas 960 garrafas deste blanc de blanc, com 12 meses de autólise em leveduras, foram elaboradas. Apresenta coloração palha com reflexos dourados, perlage fina e consistente. No olfato, aparecem frutas cítricas, manteiga, tostado, maracujá e, em boca, é fresco, com intenso volume e muita persistência.

Casa Valduga Vinhos Finos

Casa Valduga 130 Brut. Elaborado com uvas Chardonnay e Pinot Noir de safras especiais, através do método Champenoise, este espumante permanece em autólise de leveduras por 36 meses. Apresenta coloração dourada e fascinante perlage, com aromas de frutas maduras como abacaxi e pera e delicadas notas de frutos secos e tostados. Seu paladar apresenta excelente cremosidade e volume amplo, finalizando com um longo retrogosto que remete a nuances de frutas secas e pão tostado.

Vinícola Peculiare

Chardonnay Antonela (DO, 2021). Vinho de coloração amarelo palha, límpido e brilhante, com fascinante aroma denotando frutas de polpa branca, com destaque para pêssego e abacaxi, envolvido em baunilha e chocolate branco, cedido por sua passagem em barricas de carvalho francês. Em boca, volumoso e envolvente, com retrogosto elegante de notas amadeiradas e frutadas. Este vinho apresenta Denominação de Origem do Vale dos Vinhedos.

Famiglia Tasca

Suco de Uva Branco Integral. Produzido com a variedade de uva Niágara Branca, é artesanal e integral, sem a adição de conservantes, água ou açúcar, mantendo a tradição familiar. O suco de uva da Famiglia Tasca está há 28 anos no mercado e é elaborada com a receita avó do proprietário, que fazia o suco para seus 20 filhos.

Gallon Sucos

Suco de Uva Tinto Integral. De cor intensa, elaborado com blend de uvas Bordô, Isabel e Concord, com sabor refrescante, persistente e marcante e equilíbrio entre o teor de açúcar natural da fruta e sua acidez. Sem adição de água e açúcar.

Audace Wine

Vinho Rosé Massilia.O nome Massilia, dado pelos romanos, vem de Marselha, maior cidade de Provence, conhecida pelos seus ótimos rosés. Esse vinho é produzido por prensagem e traz aromas de frutas vermelhas, morango, cerejas e florais. É um vinho fresco, elegante e com final de boca muito agradável.

Vinícola Pizzato

Pizzato Alicante Bouschet “Veludo Azul”. Por muitos anos, foi o único varietal em escala comercial elaborado no Brasil com a uva Alicante Bouschet, que tem alto teor de cor. Isso aparece visualmente, em sua cor incrivelmente escura. Tem passagem por barris de carvalho francês, sendo um vinho estruturado, de guarda e elegante, com produção limitada.

Vinícola Miolo

Miolo Lote 43. O vinho carrega o nome da terra comprada pelo patriarca da família no ano da sua chegada, em 1897.  Em 2008, estas terras ficaram dentro da demarcação com Denominação de Origem da primeira região vitivinícola do Brasil.  O Miolo Lote 43 é produzido com uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, reunidas em um corte harmônico selecionado pelo enólogo da família, Adriano Miolo.

Cave Antiga

Cave Antiga Taffarel Tannat (Safra 2020). Com uvas oriundas da Campanha, esse vinho evolui durante 14 meses em carvalho francês, resultando em um produto complexo, intenso e surpreendente, com estrutura, taninos marcantes e vigor. Apresenta cor rubi profunda, aromas de frutas negras, especiarias e carvalho. Acidez e corpo são equilibrados, com ataque inicial intenso e final persistente.

Cavalleri

La Vie Rosé. Elaborado com Pinot Noir, tem o mosto fermentado em tanques de aço inox, lentamente por 25 a 30 dias com controle de temperatura entre 12 a 14 ºC. É um vinho com muito frescor, engarrafado jovem, e apresenta coloração de casca de pêssego ou de casca de cebola. Seus aromas são de frutas frescas como morango e pêssegos maduros, com notas florais de rosas vermelhas e um leve toque mineral. Em boca, tem médio corpo, com excelente frescor e sutil presença tânica, seu final de boca é elegante e longo de ótima acidez.

Vinícola Aurora

Aurora Pinto Bandeira Chardonnay Indicação de Procedência. O Chardonnay é o primeiro vinho feito exclusivamente com essas uvas, com o selo da IP Pinto Bandeira. Ele possui uma bela cor amarelo palha e um aroma frutado, floral, com toques sutis de coco e baunilha devido ao envelhecimento em barricas de carvalho por três meses. No paladar, sua longa persistência e equilíbrio entre frescor e cremosidade o tornam um vinho complexo e diferenciado.

Maison Forestier

Forestier Nature. Elaborado com Chardonnay e Pinot Noir, passa por etapas de assemblage e estabilização e tomada de espuma em processo Champenoise. A maturação ocorre em caves por 36 meses. Apresenta coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, com intensas e finas borbulhas. De intensidade média, tem notas de frutos brancos e marcante caráter de maturação lembrando amêndoas e torrefação. No paladar, é agradável, de ataque seco e evolução agradavelmente cremosa.

Vinícola Salton

Septimum. Esse vihho nasce da expressão singular de sete variedades em conjunto com as características entregues pela fermentação e maturação em barricas de carvalho francês. O Salton Septimum é um tinto exclusivo elaborado a partir da harmonia perfeita entre as variedades Tannat, Marselan, Merlot, Arinarnoa, Alicante Bouschet, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon provenientes da Campanha Gaúcha.

Bodega Czarnobay

Viogner Monte Castelo. Com passagem de 8 meses por barricas de carvalho francês, tem cor amarelo-dourada, com leves reflexos esverdeados. Aroma com toques florais e frutados, de pêssego e frutas brancas, bem integrados com a baunilha e o tostado da madeira. Em boca, muito bom volume, amanteigado, equilibrado com boa acidez e grande persistência, apresentando muita elegância.

Vinícola Santa Bárbara

Comemorativo 30 Anos. Vinho elaborado por conta dos 30 anos da vinícola, celebrados em 2021, este exemplar reúne as características de três castas exuberantes – Marselan (2017, 33%), Merlot (2021, 33%) e Tannat (2020, 34%). De cor rubi intenso com reflexo violáceos, tem notas de especiarias e frutas vermelh