Não sabe se tem dinheiro ‘esquecido’ em bancos? Veja como consultar

2015-04-10_190211

Sistema voltou ao ar após grande número de acessos na primeira onda de consultas.

O novo sistema do Banco Central (BC) está disponível novamente após grande número de acessos ter deixado o site fora do ar. Mas, você sabe como conferir se possui algum valor ‘esquecido’ em algum banco?

Para entrar no sistema é necessário acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. Mas preste atenção, a consulta só pode ser feita por quem tenha conta no portal Gov.br, que fornece acesso a serviços públicos digitais. Esse cadastro é gratuito e pode ser feito tanto pelo site ou pelo aplicativo Gov.br.

Existem três níveis de login no portal Gov.br: bronze, prata e ouro, que variam conforme o nível de segurança e a complexidade do serviço público pedido. Para resgatar o dinheiro esquecido é necessário estar no nível prata ou ouro.

O nível prata permite acesso à maioria dos 3583 serviços públicos totalmente digitalizados oferecidos pelo governo e garante acesso completo ao aplicativo Gov.br.

Uma maneira de conseguir alcançar esse nível é comparar a foto tirada no aplicativo com as imagens da base da Carteira Nacional de Habilitação. Outra alternativa é por meio da validação dos dados pesosais de quem tem conta no Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, BRB, Caixa Econômica Federal, Santander ou Sicoob.

A primeira etapa para consultar se você possui um valor a receber é digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) no site valoresareceber.bcb.gov.br, para que o sistema verifique se há alguma quantia esquecida em bancos e demais tipos de instituições financeiras.

Se o sistema constatar valores para sacar, será necessário digitar o login da conta Gov.br para verificar a quantia a receber e pedir a transferência do dinheiro. Porém, cabe ao cidadão escolher a forma de transferência, que pode ser feita por Pix.

Prazo para transferência

O BC informou que os valores serão devolvidos apenas a partir de 7 de março e, caso o cidadão perca a data informada, será necessário recomeçar o processo do zero, partindo da consulta ao site e aguardar o sistema disponibilizar uma nova data para o retorno.

Recomendações

Visando possíveis fraudes, o BC explicou que o único site disponível para seguir o processo é o valoresareceber.bcb.gov.br e o cidadão deverá tomar cuidado para não entrar em páginas diferentes.
Nenhum contato será feito através de redes sociais, e-mail ou sms para confirmar dados pessoais ou tratar de valores a receber.

O único contato que poderá ser feito ocorrerá apenas no caso de a transferência não poder ser feita por Pix, e será feita em nome da instituição detentora do dinheiro, sem que seja necessário informar dados ou senhas.

Esse processo é totalmente gratuito e o usuário jamais deverá fazer qualquer pagamento para consultar se possui valores a receber e nem para sacar o dinheiro.