Não pague mais pela cor da casca do ovo

2015-04-10_190211

Embora os ovos marrons sejam geralmente mais caros, a cor da casca de ovo não diz nada sobre a qualidade do que está dentro dele

Os ovos de galinha podem exibir cores diversas, mas existem duas que normalmente encontramos no supermercado: marrom e branco. Embora os ovos marrons sejam geralmente mais caros, a cor da casca de ovo não diz nada sobre a qualidade do que está dentro dele.

Mito

A única diferença entre ovos marrons e brancos está na raça da galinha que os pôs. Você pode ter ouvido o mito de que as galinhas de penas brancas sempre põem ovos brancos e as marrons põem ovos marrons. Este mito se estendeu muito devido as galinhas de granja, com penas brancas, e caipiras com penas coloridas.

Outro equívoco – e você paga mais por isto – é que os ovos marrons são melhores- contêm mais nutrientes – ou são mais “naturais” do que os brancos.

Ovos marrons são orgânicos? Nem sempre!

Isso pode ter ocorrido porque os ovos orgânicos mais caros tendem a ser marrons, e os alimentos marrons (como grãos inteiros) são geralmente mais saudáveis ​​do que as versões brancas processadas. Mas a pigmentação de uma casca de ovo não tem nada a ver com seu valor nutricional.

Qualquer discrepância nos rótulos e preços das caixas de ovos depende da raça da galinha. Então, antes de pagar mais por um ovo marrom avermelhado, confira se são realmente de galinhas caipiras, criadas livremente, sem gaiolas.

Legornes brancas -que põem ovos brancos- produzem mais ovos em dietas mais baratas, por isso são preferidas por granjas industriais.

Ovos nutritivos depende da dieta das galinhas

A maioria das galinhas poedeiras de ovos marrons também são raças de quintal. É por isso que você costuma ver ovos marrons nos mercadinhos locais. Mas, com o cuidado e a alimentação corretos, as galinhas poedeiras brancas podem botar ovos mais nutritivos com a mesma facilidade que as variedades de ovos marrons.

Ainda que pouco conhecidas, galinhas podem botar ovos verdes, azuis, e inclusive rosas. A galinha mais conhecida por botar ovos nestas três cores é uma galinha caipira chamada Easter Egger, que possui o gene “ovo colorido”, mas não atende totalmente a nenhum padrão de raça.

“Livre de gaiola?”

Embora sejam uma referência nas cozinhas de todo o mundo, os ovos são amplamente incompreendidos. Desde a diferença entre ovos e pintinhos até o verdadeiro significado de “livre da gaiola”.

Um ovo é um ovo, quer tenha sido fertilizado ou não. A maioria dos ovos à venda hoje não são fertilizados (não são galados) e não poderiam se tornar galinhas, mesmo se você quisesse.

Mas se a ideia de comer um ovo caipira galado o deixa horrorizado?

Relaxe. É um ovo que na verdade contém um feto de galinha. A maioria dos ovos fertilizados contém células que poderiam potencialmente se desenvolver em um pintinho, se não tivessem sido refrigeradas e depois mexidas para a sua omelete. Esses ovos não são melhores nem piores que ovos não fertilizados.