Na última quarta-feira (21), a Nasa (agência espacial americana) publicou uma imagem de satélite em que mostra que os incêndios florestais na Amazônia espalharam fumaça por todo o País.
“Embora seja estação de queimadas no Brasil, o número de incêndios pode ter batido o recorde”, escreveu a agência em sua conta oficial no Twitter.
Referência em tecnologia espacial, a Nasa explicou que a fumaça pode ser vista em vários estados do Brasil, incluindo Amazonas, Mato Grosso e Rondônia.
A imagem foi coletada usando a tecnologia do VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite), na terça-feira (20).
A informação da agência, no entanto, foi questionada pelo usuário brasileiro Leonardo Coutinho.Coutinho, que se apresenta como jornalista em sua biografia no Twitter, escreveu:
“Hey Nasa, are you sure?” (Oi Nasa, você tem certeza?, em tradução literal.) De acordo com Coutinho, as imagens compartilhadas pela agência mostrariam “fumaça no território boliviano, predominantemente”.
Em resposta ao seu questionamento, outros usuários da rede social criticaram aquilo que classificaram como “a audácia do brasileiro”.
Não há limite para pagar mico no Brasil (II)
“Pode, pode ser fazendeiro, pode. Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs”, afirmou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada. O presidente mostrou-se irritado com a repercussão de uma declaração sua sobre o tema na quarta (21), quando disse que as queimadas poderiam ser ação criminosa de “ongueiros” para chamar a atenção contra o governo.
Ao parar para falar com jornalistas, depois de cumprimentar apoiadores na porta do Alvorada, ele disse que a imprensa foi irresponsável ao dizer que ele estava acusando as ONGs. Ele disse que gostaria de “converter” os jornalistas.
“Vocês me entrevistaram ontem, vocês viram o que saiu nos jornais? Não é culpa de vocês, passa pelo filtro do editor. Em nenhum momento eu fui e falei, acusei as ONGs. [Falei de] suspeita”, disse.
Incomodado, ele ironizou que os jornalistas esperavam que ele dissesse que são os índios os autores das queimadas.
“São os índios, quer que eu culpe os índios? Vai escrever os índios amanhã? Quer que eu culpe os marcianos? É, no meu entender, um indício fortíssimo que esse pessoal da ONG perdeu a teta deles. É simples.”