Sábado de Aleluia foi um dia de muita tristeza para os discípulos de Jesus
O Sábado de Aleluia, ou Sábado Santo, é o dia que antecede o Domingo de Páscoa, celebração muito importante para a comunidade cristã. Mas, você sabe o que se comemora no Sábado de Aleluia? Entenda mais sobre a data.
O que se comemora no Sábado de Aleluia?
Em relação ao que se comemora no Sábado de Aleluia, a data antecede a celebração da ressurreição de Jesus Cristo, após ter sido crucificado na Sexta-feira Santa. O nome desse dia vem da tradição da Igreja Católica de não dizer “aleluia” nas missas durante a Quaresma. Ao final do Sábado Santo, finalmente se diz “aleluia” para anunciar o início da Páscoa.
De acordo com a Bíblia cristã, o Sábado de Aleluia foi um dia de muita tristeza para os discípulos de Jesus. Por isso, este dia costuma ser voltado para a oração e o silêncio, a fim de compreender o mistério da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Também pode-se fazer um jejum limitado, evitando carne vermelha, e, em algumas Igrejas, acontece a confissão sacramental, ainda sendo possível praticar a penitência. A data também é a última oportunidade de fazer a mudança de vida que a Quaresma proporciona, para mais à noite celebrar de coração renovado a chegada da Páscoa.
Tradições do Sábado de Aleluia
O que se comemora no Sábado de Aleluia tem grande significado entre as celebrações que antecedem o Domingo de Páscoa, durante o que é conhecida como Semana Santa.
Veja quais costumam ser as tradições da data:
Vigília Pascal
Entre as tradições do Sábado de Aleluia, está a celebração da Vigília Pascal ao anoitecer, “a mãe de todas as vigílias”. Na Igreja e na Liturgia Católica, antes de todas as grandes solenidades, há uma celebração de véspera ou vigília.
A Vigília Pascal é desenvolvida em quatro etapas fundamentais: Liturgia da Luz, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Eucaristia. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.
Bênção do fogo
Durante a Liturgia da Luz da Vigília do Sábado de Aleluia, outro costume da data é o de acender o Círio Pascal, uma vela grande e com símbolos das letras gregas Alfa e Ômega, que representam Jesus Cristo.
Nessa etapa, realiza-se a Bênção do Fogo, simbolizando Cristo morto e ressuscitado. De acordo com a tradição, ele também serve para simbolizar a “luz de Cristo”, que ilumina e protege o mundo das trevas.
Procissão do Círio Pascal
Durante a procissão do Círio Pascal, que se comemora no Sábado de Aleluia, as luzes da igreja devem permanecer apagadas.
O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”. Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que guia pelas trevas e indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.
O que é a Semana Santa?
A Semana Santa é o momento central da liturgia católica romana, quando se celebram de modo especial os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, data que marca a entrada de Cristo em Jerusalém, e se encerra com a ressurreição de Jesus Cristo, no Domingo de Páscoa. Mas, antes do fim de semana, há a Sexta-feira Santa, que relembra a morte de Jesus.
Em seguida, o que se comemora no Sábado de Aleluia também é muito importante nesta semana, como um dia voltado para a oração e o silêncio, em que é realizada a Vigília Pascal.