Na brisa: veja opções de ervas naturais para acalmar seu cachorro

2015-04-10_190211

As propriedades medicinais das plantas são reconhecidas na medicina humana como auxiliadoras no tratamento de doenças e disfunções, e o mesmo acontece com os cães.

 

Ervas podem ser administradas aos cachorros para minimizar ansiedade, insônia e problemas digestivos, por exemplo, resultando em benefícios para seu pet. Entre as plantas recomendadas estão a camomila, a erva-doce e a lavanda.

Apesar de não terem as mesmas sensações de prazer que os gatos, os cães também podem ser beneficiados com a ação relaxante de ervas. A folha da valeriana, por exemplo, produz efeito calmante nos cachorros, similar ao provocado nos humanos. Ele atua na recepção do GABA, o principal neurotransmissor do Sistema Nervoso Central responsável pela tranquilidade e a sensação de prazer.

Alimentação natural cresce entre os pets

Assim como nos humanos, os benefícios das ervas para os caninos são variáveis, e é possível usá-las não só para uso interno, em cápsulas e chás, mas também no banho, em aromas e em óleos essenciais. O consumo da folha fresca é estimulado, no entanto, para melhor aproveitamento das propriedades.

Em caso de ingestão de cápsulas, a medicina veterinária recomenda a manipulação em dosagens apropriadas às necessidades do pet. É indicado que a elaboração seja pedida em farmácias de manipulação, para melhor manejo das propriedades e segurança da procedência da planta.

É importante lembrar, ainda, que em todos os casos um especialista deve ser consultado antes de administrar plantas medicinais aos pets, uma vez que eles podem se intoxicar e apresentar vômitos, salivações excessivas e diarreia. Somente com o auxílio de um veterinário será possível recomendar o medicamento e a dosagem necessária.