Mundial da Rússia faz vendas de televisores aumentarem em mais de 30% em lojas de Bento

2015-04-10_190211
Televisores 4K estão entre os modelos mais vendidos

Mesmo com o Brasil fora da Copa, aparelhos continuam sendo vendidos, resultando num aumento na venda, comparando com junho do último ano

O período de Copa do Mundo é de aquecimento nas vendas de televisores, que com a grande procura por parte dos consumidores, impulsiona as lojas a fazerem inúmeras promoções e ofertas. Em Bento Gonçalves, é estimado que junho deste ano teve um aumento de pouco mais de 30% nas vendas de televisores, comparando com o mesmo período de 2017.
A gerente de uma das lojas consultadas, Maíra Pereira, comemora o grande volume de vendas e diz que o que não faltam são promoções. “A venda de televisores cresceu 30%, comparando com o ano passado. Lançamos ainda uma campanha em que a pessoa pode trazer uma tv antiga e ganhar um bônus de desconto que pode chegar a R$ 1 mil na compra de uma nova. As televisões mais vendidas são as de 50 polegadas 4k”, afirma.
Anair Salton, gerente de uma outra loja consultada, também confirma o aumento considerável no volume de vendas. “Estamos com bastante estoque e a procura tem sido maior, e se continuar ganhando o Brasil, as vendas devem aumentar ainda mais. As promoções estão boas. Acredito que a venda deste ano é melhor, também porque tem modelos variados. As coisas de um modo geral estão melhorando”, diz.
O aquecimento das vendas foi confirmado também pelo gerente Douglas da Silveira. Para ele, outro fator que influenciou no volume de vendas foi a troca do sinal digital. “A venda de televisores aumentou em mais de 35% comparando com o ano passado. Desde março teve uma crescente e com relação a Copa aumentou ainda mais. A projeção é manter os 30% e depois a tendência é dar uma reduzida”, acredita.

Recuperação das vendas
O ano de 2017 representou o fim de um período de dificuldades para o setor. De janeiro a setembro, as vendas de televisores cresceram 31% no Brasil, empurradas principalmente pela queda dos juros e pelo aumento do crédito à pessoa física, além de uma base comparativa bastante baixa. Em 2018, esperar-se um novo incremento de vendas.
A retomada do setor é prova de que muitas previsões feitas por especialistas não se concretizam. Há alguns anos, muitos deles afirmaram que a indústria da TV sofreria um revés com a concorrência de computadores, tablets e smartphones. O que se viu foi o oposto.
Com o crescimento dos serviços de streaming como Netflix, as pessoas passaram a investir em novos aparelhos. Houve também o resgate de uma tradição cultural, a de famílias reunidas diante da telinha para ver seriados e filmes. Nos últimos 7 anos, o tempo médio que o brasileiro passa na frente da TV aumentou em uma hora, o que, em boa medida, se deve ao streaming, presente nos lares de um quinto da população.
No mundo, observa-se fenômeno parecido. De acordo com dados apresentados no CES (Consumer Electronics Show), feira realizada recentemente em Las Vegas, as vendas globais de televisores deverão crescer 6,4% em 2018. Sorte dos fabricantes e dos consumidores, que terão à disposição tecnologias capazes de transformar uma partida de futebol da Copa do Mundo em um grande espetáculo.