Muita chuva marca fim da onda de frio no sul do Brasil

2015-04-10_190211

Episódio de chuva volumosa no Sul do Brasil colocará fim à onda de frio

Fim de semana terá risco de chuva volumosa com alagamentos e inundações em parte do Sul do Brasil, encerrando uma longa onda de frio.

Um episódio de chuva volumosa neste fim de semana no Sul do Brasil encerrará a atipicamente longa e intensa onda de frio no Rio Grande do Sul, que perdura desde o fim de junho. A instabilidade, consequência de um centro de baixa pressão atmosférica, trará nuvens de desenvolvimento vertical com chuva moderada a forte, risco de trovoadas e granizo isolado.

Da tarde para a noite de sábado, a instabilidade se deslocará do Paraná para Santa Catarina e, até o final do dia, alcançará a maior parte da Metade Norte do Rio Grande do Sul e pontos do Centro e Oeste do estado. No domingo, a nebulosidade cobrirá o Sul do Brasil com chuva na maioria das áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Poucos pontos mais ao Norte do Paraná e dos extremos Oeste e Sul gaúcho podem ficar sem precipitação.

Com a baixa pressão, além da chuva, haverá ventos moderados entre 30 km/h e 50 km/h na Grande Porto Alegre e Litoral Norte, com rajadas ocasionais nas praias entre Mostardas e Torres. Na segunda-feira, a maior parte da instabilidade se afastará para o oceano, firmando o tempo em quase todo o Sul do Brasil, exceto áreas mais a Leste dos três estados, como pontos do Litoral Norte gaúcho e do Leste catarinense e paranaense.

Risco de chuva forte

Há risco de chuva forte no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul neste fim de semana. No Paraná, o risco é maior no Sudoeste e Sul; em Santa Catarina, em diversas regiões; e no Rio Grande do Sul, no quadrante Norte (Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte). As áreas mais afetadas pela chuva serão o Sul do Paraná, Planalto Norte Catarinense, Nordeste e Leste de Santa Catarina, com volumes altos isolados no Nordeste gaúcho. Alagamentos e inundações são possíveis.

Fim da onda de frio

A chuva impedirá mínimas muito baixas na maior parte do Sul do Brasil, mas será responsável por máximas baixas com frio à tarde, principalmente no Rio Grande do Sul e nas áreas de maior altitude de Santa Catarina. As máximas não serão tão baixas quanto nos últimos dias, à medida que a influência do ar frio enfraquece. Após a instabilidade de domingo e início de segunda, a semana será marcada pelo predomínio do tempo firme com dias de sol e nuvens no Rio Grande do Sul, mas com nevoeiro e neblina em vários pontos na madrugada e manhã.

O domingo será de tempo instável no Rio Grande do Sul devido à área de baixa pressão atmosférica no Sul do Brasil. Muitas nuvens cobrirão o estado, trazendo chuva para a maioria das localidades. A chuva será mais intensa entre os Vales, Serra, Grande Porto Alegre e Litoral Norte. Pontos a Oeste e Sul gaúcho podem ficar sem precipitação, apenas com aumento de nebulosidade. As temperaturas serão baixas, mas não tão frias quanto nos últimos dias, com alta umidade. As menores mínimas ocorrerão na fronteira com o Uruguai, e nevoeiro e neblina cobrirão muitas cidades na Serra e outras áreas de maior altitude.