Movimento Negro Raízes registra denúncia de racismo e xenofobia

2015-04-10_190211

Em vários áudios de WhatsApp agressor profere sequência de palavrões e discriminação de raças

O Movimento Negro Raízes de Bento Gonçalves comunicou órgãos do município e forças policiais sobre o recebimento de denúncias de racismo e xenofobia. Através do aplicativo de mensagens WhatsApp, um homem teria enviado áudios em um grupo, no último domingo (07), proferindo uma série de palavrões e ofensas relativas à cor e nacionalidade de algumas pessoas.

Conforme o coordenador do Movimento Negro Raízes, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, os áudios estão circulando em grupos de WhatsApp inclusive de outros municípios da região. “A gente vem de uma cultura de que internet é terra sem lei, mas não é. É um efeito multiplicador”, alerta. O Movimento também registrou um Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia de Bento.
Ainda segundo o coordenador, esse fato hostil e repulsivo evidencia cada vez mais a necessidade de tratativa e entendimento com mais profundidade em torno das questões étnico-raciais, tanto da sociedade civil, bem como dos Poderes Públicos constituídos.

Conteúdo

Em pelo menos quatro áudios recebidos pelo Movimento Negro Raízes, o acusado se refere a imigrantes como “negrada”, faz referência ao nazismo: “…se Adolf Hitler tivesse matado a metade da humanidade, não tinha esses ‘praguedo’ para incomodar a gente”, “…esses imigrante aí que vêm de fora, só pra tirar o emprego dos outros… tem que amarrar tudo e afogar no meio da água… tem que morrer tudo afogado… criança adulto… morrer tudo afogado… esses imigrante”.