Moradores são alvos de novo golpe no Instagram

2015-04-10_190211

Criminosos vendem diversos produtos através de contas invadidas

Os criminosos cibernéticos não param de inovar e trazer transtornos para usuários das redes sociais do município. Desta vez, a plataforma escolhida pelos hackers é o Instagram, e para a prática criminosa, adotaram uma nova manobra que está levando moradores a grandes prejuízos.

A DPPA de Bento Gonçalves passou a receber inúmeras denúncias de pessoas lesadas na rede social, em razão de criminosos invadirem suas contas e se passarem por elas no Instagram. Uma vez que o hacker consegue acesso à conta do usuário, passa a anunciar e vender eletrodomésticos, móveis e Iphones por preços muito abaixo de mercado, lucrando sobre desavisados que acreditam na oferta e pagam antecipadamente. O comprador passa então a cobrar (e ameaçar) o dono da conta da rede social,  que incrédulo, não está sabendo da transação.

Os usuários verdadeiros das contas geralmente são atraídos por programas de pontos de viagem ou ofertas de hospedagem em hotéis. Ao preencherem um cadastro, recebem um link e, quando clicam nele, acabam autorizando os estelionatários a usarem sua conta no Instagram. Imediatamente, os criminosos trocam a senha e começam a fazer os anúncios.

Para quem deseja se precaver de invasores em suas contas no Instagram, se recomenda usar os recursos de segurança da plataforma, como ‘autenticação de dois fatores’ e ‘atividade de login’, além de diferentes caminhos para a recuperação. Além disso, a empresa recomenda cautela e orienta os usuários a denunciarem atividades suspeitas.