Monte Belo encerra safra de uvas com mais de 40 milhões de quilos colhidos

2015-04-10_190211
O chefe escritório Emater em Monte Belo do Sul, engenheiro agrônomo João Becker avalia o desempenho da safra de uvas em Monte Belo do Sul

Monte Belo do Sul faz jus ao título de maior produtora de uvas do país per capta. Com seus 2250 hectares cultivados com uvas para suco e vinhos, a cidade colheu 40,500 toneladas da fruta, segundo o chefe escritório Emater em Monte Belo do Sul, engenheiro agrônomo João Becker.
A colheita de uva em Monte Belo do Sul chega ao fim Nesta safra foram cultivados 2250 hectares de uvas para suco e vinho, repetindo a área de 2017 e 18 .
Sem ampliar a área cultivada desde 2017, 70% são uvas produzidas são americanas e híbridas, restando 30% da produção para as uvas viníferas. Segundo Becker o rendimento médio desta safra 2019, segundo dados levantados na reunião da Comissão Municipal de Estatística Agropecuária, realizada em 14 de março, foi de 18 toneladas por hectare, repetindo as 40.500 toneladas colhidas na produção do ano anterior.
“Inicialmente houve uma boa brotação em praticamente todas as cultivares – afirma o chefe da Emater na cidade -, sendo positivo para boa produtividade”, afirma João Becker. “Na sequência teve o primeiro incidente que foi a ocorrência de granizo, que atingiu em torno de ¼ da área de produção de uvas que estavam na fase de floração e grão ervilha, com danos variáveis”. Mesmo assim o C] chefe ada Emater garante que houve “ uma boa recuperação em grande parte das áreas atingidas”, mesmo tendo ocorrido diversos casos de queda de parreirais durante todo ciclo até a maturação, em função de vendavais”.
Quanto a sanidade das videiras, “houve dificuldade no manejo das doenças em função das chuvas continuadas e com muitos dias continuados de umidade e sombreamento, desde a fase de brotação até a colheita”, explica Becker.
O início da colheita foi marcado por dias chuvosos e nublados “resultando com uva de baixo Grau Babo e avanços de doenças de cacho (podridões), que afetaram a produção em muitas propriedades, causando perdas na produção. Já no transcorrer da colheita, com a melhora nas condições de tempo, a qualidade das uvas colhidas também apresentaram aumento na graduação de açúcares”.