Monte Belo distribuirá gratuitamente polenta gigante durante evento do final de semana

2015-04-10_190211
A distribuição das porções ocorre logo após os tombos e pode ser acessada de forma gratuita pelo público

800 quilos de polenta clássica serão distribuídos os visitantes do Polentaço. Não deixe de participar

 

Imagine preparar mais de 800 quilos de polenta; depois, a quantidade de molho suficiente para acompanhar a refeição; e, então, distribuir as porções e servi-las para um público de milhares de pessoas. Esse ritual grandioso ocorre duas vezes em Monte Belo do Sul, durante o 10º Polentaço. Realizado na cidade do interior gaúcho nos dias 18 e 19 de maio, o evento terá dois tombos de polentas gigantes – seguidos de distribuição gratuita aos apreciadores. A receita que deixa todo mundo com água na boca tem uma fórmula clássica, que você conhece a seguir!

O preparo feito a partir da farinha de milho

Cada polenta gigante leva 125 kg de farinha de milho, 6 kg de sal e 3 L de óleo de soja – além de 600 L de água

São mais de seis horas de cozimento para deixar os 800 quilos prontinhos para o público. Cada polenta gigante leva 125 kg de farinha de milho, 6 kg de sal e 3 L de óleo de soja – além de 600 L de água. O preparo é similar ao corriqueiro – em menor quantidade – porém exige maior número de pessoas envolvidas: são 12 ‘polenteiros’ no total, sendo que quatro ficam de forma permanente mexendo o tacho durante o período. Tudo é cozido dentro de uma enorme ‘cagliera’ com 1,60 metros de diâmetro e quase um metro de altura. O tombo é feito por um guindaste – que ergue a estrutura e despeja a polenta dentro de um enorme recipiente. Depois de finalizado esse processo, uma equipe de 15 a 20 pessoas distribui o cozido – que rende, em média, 3.500 porções.

O molho para acompanhamento
A união da polenta com o tradicional molho à bolonhesa resulta em uma experiência gastronômica que agrada os mais diferentes paladares. Por isso, além desse elemento símbolo da cultura regional, a organização do Polentaço prepara uma grande quantidade do acompanhamento. Com mais de 50 kg de carne moída, o molho tem cerca de 20 kg de cebola, duas cabeças de alho, um quilo de sal, 10 kg de tomates batidos – e bem maduros –, salsa a gosto e aproximadamente 10 L de óleo de soja – que dá a largada para o cozimento. São quatro horas de cocção até que fique no ponto ideal. A quantidade serve para acompanhar as duas polentas gigantes.

Como conferir

O evento terá dois tombos de polentas gigantes – seguidos de distribuição gratuita aos apreciadores

A virada da polenta ocorrerá em duas ocasiões: no dia 18, às 17h15min, e no dia 19, às 14h30min. A distribuição das porções ocorre logo após os tombos e pode ser acessada de forma gratuita pelo público. Além da atração, os visitantes podem conferir uma exposição de esculturas feitas de polenta, que ocorre em paralelo ao evento, e diversos atrativos gastronômicos – em barracas espalhadas pela Praça Padre José Ferlin – além de apresentações artístico-culturais ao longo da programação.