Mitos e verdades da pele oleosa

2015-04-10_190211
Por aí existem milhares de truques e conselhos pra lidar com a pele do rosto, mas nem todos mostram eficácia ou realmente funcionam. Devemos cuidar muito da pele do rosto, pois é a parte do corpo que mais fica exposta, então é importante manter uma higiene impecável.
Lavar muito a pele para diminuir a oleosidade
Mito! O efeito é completamente contrário. Lavar demais o rosto estimula o ressecamento da pele, mas o corpo acaba entendendo que deve produzir mais óleo para compensar o que perdeu. Lavar o rosto com água e sabonete duas ou três vezes por dia já é o suficiente. Você pode usar lenços próprios para reduzir a oleosidade sem prejudicar o ciclo de produção do corpo para proteção da pele.
O sol seca as espinhas
Verdade, porém dermatologistas não recomendam que você fique exposto por muito tempo aos raios solares. Isso porque a exposição ao sol age como um secativo, mas pode manchar a pele. Então, use protetor solar sempre que possível, para que a pele não fique manchada pelos raios solares. A maioria dos protetores tem textura em sérum, gel ou gel-creme. E o melhor é esperar o corpo fazer o ciclo do que ficar com marcas para o resto da vida.
Qualquer pessoa pode tomar Roacutan
Mito. O medicamento que é famoso para tratamento de acne, é contraindicado para jovens com menos de 12 anos e gestantes, porque o medicamento é muito forte,  são feitas diversas restrições após a prescrição médica do Roacutan e ele só é indicado após a tentativa de outros tratamentos.
Pele oleosa dispensa hidratação
Verdade. Os cuidados para a pele oleosa devem ser diferenciados. Substituir hidratantes por produtos seborreguladores, que fecham os poros e diminuem a oleosidade, além de funcionar como primer. Opte por fórmulas sem óleo e use sabonete de enxofre pra ajudar.
Pílula anticoncepcional ameniza a acne
Verdade, mas apesar disso, ela não é a primeira opção de tratamento. A pílula ajuda na regulação da oleosidade, quando combinada com cosméticos próprios e outros medicamentos.
Espinhas e alimentação têm tudo a ver
Verdade. Alimentos com açúcar em excesso, leite e derivados podem influenciar no aumento das glândulas sebáceas e, consequentemente, na piora da acne. Quanto ao chocolate em específico, não há nada comprovado, mas uma coisa é fato: quando nos alimentamos de forma saudável, nossa pele responde.