Um cômodo de cada vez
Divida a limpeza da casa por cômodo e por dia e faça uma lista de tarefas para saber o que deve ser feito em cada lugar. “Programe cada dia da semana para uma coisa diferente, por exemplo: duas vezes na semana você tira esses 15 minutos pra varrer a casa e juntar a bagunça espalhada, uma vez por semana você tira pra dar jeitinho no banheiro e no quarto, uma vez por semana você dá um trato na cozinha”, Priscila sugere.
Tirar o pó, passar um pano e separar o que está fora de lugar
Na arrumação da casa, pequenas mudanças surtem grandes efeitos. Em todos os cômodos, tirar o pó e passar um pano úmido já faz uma grande diferença. Se a bagunça for muito grande, coloque em uma sacola tudo o que está fora do lugar. Quando tiver mais tempo, vá guardando item por item. No banheiro, coloque as toalhas para secar e tire o lixo. Na cozinha, lave a louça, limpe a pia, o fogão e mantenha os armários em ordem. No quarto, arrume a cama e guarde as roupas e sapatos. Na área de serviço, coloque as roupas sujas na máquina e retire as secas do varal.
Encontre o melhor horário
Segundo Juliana, os melhores horários são aqueles em que temos mais energia, seja de manhã ou à noite. O ideal é você reservar alguns minutos de manhã e outros da noite e tirar um dia da semana para executar a faxina pesada, apenas fazendo a manutenção nos outros dias. Se acordar cedo é maçante para você, fique com as tardes e as noites. O importante é arrumar a casa de bom humor – dentro do possível, claro.
Torne a tarefa agradável
Coloque uma música animada enquanto faz o trabalho e dê-se uma recompensa depois, como ir fazer as unhas ou encontrar os amigos. Assim, você nem vai sentir o tempo passar. Sem contar que ver a casa arrumada e limpa já é uma recompensa!
Deixe isso pra lá
Seja uma pessoa desapegada. “Quanto menos coisas espalhadas pela casa, mais rápida será a limpeza”, aponta Juliana. Evite ter muitos objetos miúdos e peças decorativas em estantes, mesas de centro e criado mudo. Eles dificultam a limpeza e às vezes tornam o ambiente poluído visualmente. Quanto mais objetos aparentes, maior a sensação de bagunça.
Faça da rotina um hábito
Se você sempre guardar as roupas no armário antes de dormir ou se lavar a louça após sujá-la, com o tempo vai passar a fazer isso automaticamente. A prática se tornará um hábito, não uma obrigação. Quanto mais você fizer algo diariamente, mais incluirá a prática na sua rotina.
Divida tarefas
É dever de todos os moradores cuidar da casa. Separe as tarefas com os outros moradores. Se todos se propuserem a ajudar, não há porque a faxina demorar mais do que 15 minutos diários. Se você mora sozinho, abuse dos equipamentos mais eficientes para fazer várias tarefas em menos tempo.