Mês dos feriados: veja como fica o pagamento de boletos e tributos em abril

2015-04-10_190211

Abril é o mês com mais feriados nacionais de 2023 — ao lado de novembro —, por isso é importante se programar para pagar as contas

Abril é o mês com mais feriados nacionais do ano — ao lado de novembro —, por isso é importante se programar para pagar as contas de consumo (os famigerados boletos) e os tributos (que têm uma regra diferente de pagamento nos feriados).

Quando o vencimento de uma fatura cai no dia do feriado (ou no fim de semana), ela pode ser paga, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já os tributos precisam ser pagos no dia anterior (mas costumam já vir com as datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais).

Serão dois feriados nacionais em abril — ambos na sexta-feira — e um feriado em maio que também vai impactar o pagamento de tributos neste mês:

  • Sexta-feira Santa: dia 7 (sexta-feira)
  • Tiradentes: dia 21 (sexta-feira)
  • Dia do Trabalho: 1º de maio (segunda-feira)

A Sexta-feira Santa vai adiar o 5º dia útil para a próxima segunda-feira (10), e o Dia do Trabalho foi incluído no levantamento porque a data cairá em uma segunda-feira, então o pagamento de tributos terá de ser antecipado para a sexta-feira anterior (ainda em abril, no dia 28).

Os três feriados são nacionais, por isso os bancos (e também a B3) terão suas atividades suspensas. O outro mês com dois feriados nacionais, além de abril, é novembro (Finados e Proclamação da República). Novembro tem também o Dia da Consciência Negra, que vai cair em uma segunda-feira neste ano, mas o dia 20 não é feriado nacional.