Médicos recomendam de uso de máscara para sintomas de gripe

2015-04-10_190211

O Ministério da Saúde recomenda o uso de máscaras faciais para pessoas com sintomas gripais, fatores de risco para Covid-19 e casos suspeitos ou confirmados da doença, de acordo com uma nota técnica emitida pela pasta.

Grupos como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades são considerados de maior risco e devem utilizar máscaras em situações como locais fechados e não ventilados, aglomerações e serviços de saúde.

A pasta ressalta que, embora a OMS tenha encerrado a emergência em saúde pública, o vírus ainda está circulando globalmente e novas variantes podem surgir. Além do uso de máscaras, medidas não farmacológicas como distanciamento físico, etiqueta respiratória, higienização das mãos, limpeza de ambientes e isolamento de casos suspeitos também são destacadas como importantes.

A vacinação contra a Covid-19 é enfatizada como fundamental, disponível para a população acima de 6 meses de idade, com a possibilidade de reforço para aqueles que receberam pelo menos duas doses da vacina monovalente.