Mudança será suficiente para derrubar acentuadamente os termômetros
A primavera de 2021 começará com a incursão de uma massa de ar frio que vai alcançar o Sul e o Sudeste do Brasil com queda de temperatura e um início de estação com noites mais frias e tardes de temperatura agradável. Não se trata de uma massa de ar frio de grande intensidade, mas será suficiente para derrubar acentuadamente as marcas nos termômetros em locais que estão sob ar muito quente neste momento.
Hoje (21), a massa de ar frio começa a avançar pelo Norte e o Nordeste da Argentina e ingressa no Rio Grande do Sul. Um centro de baixa pressão no Atlântico, na altura do Sul do Brasil, vai rapidamente impulsionar o ar frio para São Paulo e o Rio de Janeiro já na quarta-feira (22), encerrando a sequência de dias muito quentes.
No Estado, o ar frio ingressa ao longo desta terça-feira (21), o que vai ativar a instabilidade com chuva na Metade Norte e trazer queda de temperatura em todas as regiões no decorrer do dia. As mínimas ocorrem no final da terça, quando deve fazer entre 6ºC e 7ºC nos Aparados, 9ºC a 11ºC na fronteira com o Uruguai e 13ºC em Porto Alegre. Alerta-se que o ar frio ingressa com vento nesta terça e que pode soprar com rajadas por vezes fortes.
O ar frio deve garantir uma sequência longa de dias bastante agradáveis e amenos no Rio Grande do Sul no começo da primavera, mas a presença de nuvens e até instabilidade em alguns momentos devem impedir mínimas muito baixas na segunda metade da semana. Mesmo assim, resfriamento maior é esperado na madrugada da quinta (23) com chance de geada em pontos entre os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense.