Mas afinal o que é motivação? Como conseguir motivar-se em momentos de crise?

2015-04-10_190211

A motivação humana é um dos assuntos que mais inspiraram teorias acadêmicas nas últimas décadas e matéria principal de inúmeras palestras, conferências e apresentações realizadas em eventos empresariais. No entanto, como muitas pessoas ainda conservam uma série de dúvidas sobre como se dá o processo motivacional, se é apenas dinheiro ou também tem muito de realização, ou mesmo esforço.

Motivação
Motivação é uma palavra que vem do latim “movere” (motor) e diz respeito à energia que alguém despende para atingir aspirações, desejos, desafios e necessidades individuais. Portanto, a motivação é interna e pode-se afirmar que ninguém possui a capacidade de motivar outra pessoa, mas apenas exercer influência positiva (inspirando e incentivando) ou negativa (coerção e ameaças diversas). Todavia, se não é possível motivar um ser humano, certamente se pode desmotivá-lo. E é por isto que tantas pessoas produzem menos do que deveriam quando não cultivam um bom RELACIONAMENTO com o seu gestor imediato, por exemplo.

O que motiva?
Realização pessoal, reconhecimento, segurança, perspectivas de futuro e um bom clima organizacional são cinco fatores que influenciam consideravelmente a motivação humana no trabalho. Primeiro, as pessoas não querem mais apenas desempenhar tarefas que devem ser realizadas, elas almejam construir algo valioso e, se possível, deixarem um legado para as futuras gerações. Ao mesmo tempo, esperam que seus pares e gestores reconheçam os esforços e competência que aplicam na empresa, isto é, são movidos pelo apreço e prestígio que recebem das outras pessoas com as quais interagem. Também se sentem inspirados a oferecerem o melhor quando a organização lhes confere segurança e isto explica porque empresas em crise e propensas a demitir ficam inundadas de profissionais pouco produtivos. O que também motiva muita gente é saber que há perspectivas futuras de crescimento na organização e, por fim, trabalharem num lugar que contribui para o seu aprendizado e ao lado de pessoas que respeitam e admiram.

O dinheiro é um fator motivador?
É, mas diferentemente dos itens acima, seus efeitos são de curto prazo. Explicando melhor: um bom salário pode manter uma pessoa trabalhando vários anos num lugar, mas isto não quer dizer que ela continuará motivada durante o período, como ocorre com milhares de profissionais que são servidores públicos e encontram-se totalmente desmotivados. Pesquisas indicam que três meses após o aumento de salário, o profissional já não vê tal acréscimo como benéfico, pois “adapta-se” à nova remuneração. O que continua a motivá-lo é saber que seus esforços foram reconhecidos na forma de um aumento salarial, bem como a existência dos demais fatores de motivação.

Motivado ou otimista?
Esta pergunta tem uma resposta simples. Se o profissional possui metas e tarefas específicas que demonstram o seu interesse em realizar determinado objetivo, certamente está motivado. O principal problema do otimista é que ele não externaliza em ações aquilo que suas palavras procuram transmitir.
Por conseguinte, são as conquistas pessoais que melhor revelam quão motivada é uma pessoa e não sua capacidade de gritar palavras de incentivo ou fazer discursos inflamados.

 

Perseverar na dinâmica de motivação pessoal todos os dias

Não existe uma fórmula mágica ou uma receita de bolo para nos mantermos sempre motivados. Por vezes, aquilo que pode motivar alguém pode acabar desanimando uma outra pessoa. Ou então não ser tão eficiente como se gostaria.
Motivação é igual a escovar os dentes diariamente. Os 5 minutos de escovação diária não se revelam em resultados imediatos, mas ao longo de sua vida é a diferença em ter dentes saudáveis e não ter.
Esta é a motivação que devemos ter todos os dias: tudo é a longo prazo, mas devemos começar hoje, como o hábito de escovar os dentes duas vezes por dia por toda a vida. Melhor fazê-lo, não?

O poder da motivação pessoal
Ela é aquele impulso interior que nos leva à ação, o empurrão que nós precisamos para efetuar todas as nossas atividades, que dá a força necessária para caminharmos rumo a um objetivo. Cada tarefa que temos demanda de nós uma carga razoável de vigor.
A motivação pessoal é o que faz com que andemos em frente, que sigamos atrás de nossos objetivos com muito mais ânimo, energia e disposição. Ela serve como combustível para nossas ações e nossas atividades cotidianas.
Listamos alguns elementos para ajudá-lo na motivação diária, com grandes resultados:

Escute músicas que você gosta e te anime
A música tem poderes e propriedades incríveis. Ela mexe com nossos sentidos e nossa mente e isso pode ser de grande valia para nos dar motivação. Seja logo de manhã ou qualquer outro período do dia, ponha músicas que te deixam animado.

Assista a vídeos motivacionais
É possível encontrar facilmente na internet videos com mensagens motivacionais. Eles têm a capacidade de mexer com o nosso emocional, deixando-nos mais dispostos e com coragem.

Não superestime seus erros
Erros fazem parte do processo. Encare-os simplesmente como um resultado diferenciado, diferente do esperado e não como falha ou fracasso. Eles permitem conhecer aspectos da realidade que não conheceríamos normalmente.

Valorize seus acertos e vitórias
Independente do tamanho deles, dê valor aos seus acertos, suas conquistas e vitórias. Eles são mais importantes e impactantes do que imagina.

Encare os problemas de frente
Fugir é por vezes um hábito pernicioso. Ao enfrentar alguma dificuldade ou problema, procure encarar de frente, com bravura e coragem, dando-se o poder e bancando aquilo que tiver que acontecer.

Viva no presente
Procure ver o lado bom das coisas e das situações. Não olhe para o passado e nem se preocupe com o futuro, bem porque eles já fogem do seu alcance.