Manter os ambientes seguros para crianças ainda precisa ser reforçado por especialistas

2015-04-10_190211

Por mais que o assunto seja uma pauta constante para os pais, milhares de crianças se acidental por ano dentro de casa

Segundo dados do Ministério da Saúde, a quinta maior causa de internações acidentais de crianças e adolescentes é o envenenamento por substâncias químicas. Apenas em 2019, 3.876 jovens foram hospitalizados por esse motivo. Muitas vezes, por descuido dos pais, ou curiosidade das crianças, elas acabam entrando em contato com armários onde são guardadas as garrafas e caixas de produtos de limpeza, e podem sofrer acidentes.

Ou até mesmo em contato com superfícies e objetos que acabaram de serem limpas e podem ainda conter resíduos dos produtos, causando a intoxicação. Manter a casa segura vai muito além de manter estes produtos trancados em armários de difícil acesso para que as crianças não os alcancem, ou evitar tomar certos cuidados ao redor da casa.

A atenção deve ser constante, até mesmo com os pequenos detalhes, que por um deslize, podem ser fatais. De acordo com o folder disponibilizado no site da ONG Criança Segura, que visa auxiliar os pais e responsáveis nos cuidados a serem tomados com aspectos de segurança dentro de casa, para que não hajam acidentes, confira os principais cuidados para cada espaço da casa:

Banheiro
Sempre tomar cuidado na hora do banho, principalmente se a casa provêm de banheira, para que a crainça não se afogue. Controlar a temperatura da água, para que não fique nem muito quente, nem muito fria e comprometa a saúde da criança também é de extrema importância. Medicamentos, maquiagens, produtos, devem ficar longe do alcance, em armários altos e de preferência trancados. Um ponto fundamental e que muito passa despercebido, é o de manter a tampa do vaso sanitário sempre fechada, pois crianças pequenas podem se afogar com apenas 2,5 centímetros de água.

Quarto
Todos os elementos do quarto que forem disponibilizados para as crianças, como brinquedos, devem respeitar a faixa etária e seguir todas as liberações e protocolos dos órgãos competentes, como o INMETRO. A cama e o berço também devem estar na altura adequada e com proteção ao redor para evitar quedas.

Sala de estar
Todas as janelas da casa devem ter tela de proteção para evitar quedas. Nas escadas, por mais que curtas, o ideal é utilizar portões para evitar que a criança suba e desça, podendo gerar deslizes. As tomadas devem estar encapadas, mesmo as em desuso. Móveis com quinas pontudas devem ser protegidas para evitar batidas. É importante lembrar de não deixar móveis e cadeiras que possam ser escaladas perto de janelas e varandas, para evitar que a criança suba e possa cair. Televisões, equipamentos de áudio e outros tipos de objetos devem ficar fixados à parede, para evitar que caiam em cima da criança. Qualquer tipo de objeto pequeno, como partes de brinuedos, eventuais moedas, brincos, colares e quaisquer outro objeto pequeno devem ser retirados do chão imediatamente, pois crianças menores podem levar à boca e engasgarem e até mesmo sufocarem.

Área de serviço
Todos os baldes ou recipientes devem estar sem água ou conteúdo líquido e virados para baixo. Os produtos de limpeza, além de vassouras, rodos, escovas e afins, devem ser guardados fora do alcance dos pequenos.

Cozinha
Sempre que o fogão for usado, deve-se manter as panelas nas bocas de trás, e com os cabos, caso sejam compridos, virados para a parte de dentro do fogão. Todos os elementos inflamáveis, como fósforos, álcool e isqueiros devem ser mantidos fora do alcance da criança e principalmente longe do fogo. Sacos plásticos, plástico filme, sacos de lixo também devem ficar isolados para evitar asfixia.

Jardim
Na parte externa da casa, onde há plantas e possíveis insetos, é importante conferir quais as plantas do local, para evitar algum tipo de envenenamento por ingestão, ou alergias. Também deve-se ter o cuidado com insetos e aninais peçonhentos, que possam picar, envenenar oucausar alergia na criança. Sabendo de tudo isso, é importante, até mesmo para crianças maiores, manter todos estes protocolos para evitar qualquer tipo de acidente. Mantenha seus pequenos seguros sempre!